Clique aqui para imprimir

Quantas pessoas morrem por dia no Brasil?

Enviado em 2020-04-07 10:51:09

(os números deste post foram atualizados em 12/04 através de fontes mais precisas)

***

Veja também: Quantas pessoas morreram no Brasil em 2020?

***

Relativizar números de mortes é algo constrangedor.

Eu realmente sinto muito por toda e qualquer perda de entes queridos.

A perda, o confronto com o fim, é sempre triste.

Mas isso não muda certas realidades; A REALIDADE, aquilo que acontece lá fora e que não está nem aí para o que pensamos ou deixamos de pensar dela.

Quando temos uma compreensão mais completa de um assunto, informações parciais nos influenciam com muito menos intensidade.

Falta à população, de modo geral, noções melhoradas da cronologia dos fatos históricos, da situação desses fatos na linha do tempo da história, de proporções gerais das coisas e também, noções da nossa finitude, da transitoriedade da vida e da nossa insignificância no contexto geral e universal da existência.

Pois bem... venho com alguns dados.

A realidade é que só no Brasil, nascem cerca de 8829 bebês por dia.

E morrem cerca de 3697 pessoas por dia, pelas mais variadas causas.

(fonte)

A maioria doenças do coração, respiratórias, fome, trânsito, homicídios etc.

Impressionantes os números de mortes nos 3 primeiros meses no Brasil. Mais de 41 mil casos de problemas cardíacos, mais de 29 mil de doenças como derrames, mais de 14 mil por violência, mais de 10 mil por acidentes de carros e isso até 30/4. Mortes por coronavírus, 900 até 9/4 pic.twitter.com/vajX0LUZUz


— Bia Kicis (@Biakicis) April 14, 2020



Veja bem...

Só hoje, enquanto você lê este texto, quase 3700 pessoas morreram, e não foi do covid. Amanhã mais 3700 pessoas morrerão. Ontem, enquanto você fazia qualquer coisa, outras 3700 morreram. Desde o dia 1 de janeiro até hoje, 7 de abril, cerca de 362.306 pessoas morreram. Destas, apenas apenas 686 morreram do corona-vírus.

Só que esse quadro geral e assombroso de 3700 mortes diárias não era noticiado. E se não sai na imprensa, para a maioria das pessoas, não existe, não acontece.

As pessoas têm muito pouca noção de quase tudo; e isso é o que mais tem me deixado perplexo nesse episódio pandêmico.

E por isso a impressão que o povo leigo tem, agora, ao acompanhar o noticiário, é que as pessoas começaram a morrer a partir das últimas semanas de março, por causa do tal covid. Parece que até fevereiro, ninguém morria, ou morriam apenas um ou dois casos próximos.

Mas não. A cada dia, cerca de 3700 pessoas se vão e outras quase 8000 chegam. Só neste país.

No mundo, morrem 102 pessoas por MINUTO.

E nascem outras 180.

Isso quer dizer que nestes 3 minutos em que você leu este texto, umas 540 nasceram ao redor do globo terrestre, e umas 300 morreram.

É o fluxo natural e irrefreável da vida.

E acho que assimilar, conviver e aceitar a noção deste fluxo é mais sábio do que se chocar e ficar tristinho a cada atualização diária das mortes provocadas pelo corona.

Atualização - 10/08/2020


Muitos vão argumentar: "Ah mas se somar essa média de 3700 mortes por dia + as 1000 mortes diárias por COVID, então chegamos a 4700 mortes diárias, o que é ainda mais trágico.

Sim, é trágico e sempre lamentável.

Há no entanto informações de que os números das mortes por outras causas reduziram-se bastante em relação a anos anteriores, o que nos leva a dedução de que uma parte considerável das mortes por covid são mortes causadas por outras doenças, no entanto, atribuídas ao covid pelas mais variadas razões.

A imagem abaixo demonstra que Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) sofreram uma “redução” histórica.

9.166 menos mortes por infarto e 5.228 menos de AVC, representando uma redução de 22% e 12%, respectivamente.

E agora?


Essa constatação nos deixa ao menos uma ponderação que, ao menos para mim, é inquestionável: Os números gerais relacionados ao covid que são diariamente expostos pela imprensa são muito, muito imprecisos, e devem ser avaliados com cautela.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/sociedade/quantas-pessoas-morrem-por-dia-no-brasil/