Clique aqui para imprimir

Nazismo é de Direita ou de Esquerda?

Enviado em 2022-12-09 16:10:18

Texto publicado em 18 de janeiro de 2020 e expandido em 09/12/2022

***

A narrativa oficial sempre apontou o nazismo como um movimento de Direita.

de Direita, pero no mucho


Talvez o fato da Esquerda sempre ter dominado as narrativas que explicam a realidade desde os tempos da Escola de Frankfurt, Gramsci e Alinsky, em início/meados do século XX, explique porque durante muito tempo o nazismo foi rotulado como de Direita.

A distância na história e o fato de àquela época conceitos de direita e esquerda, como são designados atualmente ainda estarem surgindo, tornam hoje essa classificação realmente confusa.

A distância no tempo, especialmente, é fundamental.

Não vivemos mais nos anos 1920 ou 1930, quando as primeiras sementes do fascismo/nazismo foram plantadas na Europa, mal conhecemos a literatura da época, muito menos o noticiário e ainda menos o espírito de escassez que circundava o continente europeu pós Primeira Guerra.

Portanto hoje, há quem abomine o nazismo e ao mesmo tempo abrace qualquer político de esquerda com discurso semelhante ao de Hitler, sem se dar conta, achando lindo.

O fato é que a ORIGEM do partido Nazista é Socialista:
Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, NSDAP, ou, traduzindo, Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.

Socialismo de Direita? Temos!


Fonte

Não só era um partido Socialista, como Trabalhista, ou seja, goste ou não, é a mesma origem trabalhista do Partido dos Trabalhadores brasileiro.

Abomináveis


O processo que levou um partido originalmente social-trabalhista a aderir a práticas fascistas e anti-semitas é complexo e não cabe neste texto.

Se o Nazismo é de Direita ou de Esquerda, talvez as duas definições estariam próximas da verdade, e o gráfico abaixo explicita isso muito claramente.

Quando grupos políticos de direita ou de esquerda adentram ao autoritarismo, vão ficando "de centro", no fundo do gráfico.

Há um conhecido slogan fascista - "tudo no estado nada contra o estado e nada fora do estado" - e não é difícil perceber que a mesma essência se aplica ao comunismo, em que tudo pertence ao Estado.

Certamente por isso Nazismo e Comunismo se assemelham tanto em seus efeitos catastróficos e genocidas, porque a sanha autoritária vem como um rolo compressor tentando refazer a sociedade, destruindo qualquer oposição que encontra pela frente.

Espectro político Espectro político


Abaixo, recolhi uma série de comentários do perfil OiLuiz do twitter, em que cita várias características bastante convincentes que são perfeitamente capazes de convencer qualquer um que Nazismo é de Esquerda.

Mas eu fico mesmo com a conclusão acima: Nazismo não é nem de direita, nem de Esquerda, e sim, de um Centro Estatista e Totalitário. Tanto um como outro legitimam atuações estatais extremas e autoritárias, com consequências genocidas.

Para pensar


99% dos esquerdistas usando a tag #NazismoNuncaMais:

- separam pessoas pela cor da pele, tipo de cabelo, de corpo, religião e orientação sexual.

- querem controle do Estado sobre a economia, os meios de produção e a liberdade de expressão.

- não gostam de Israel, a nação própria dos judeus.

- fazem lista negra para prejudicar quem pensa diferente (cancelamento).

- condenam o Holocausto, mas fecham os olhos pro Holodomor.

- curtem Stalin, BFF do Hitler até junho de 1941 - condenam campos de concentração, mas passam pano pra gulag.

Fonte e Fonte

Nazismo era de direita, mas deve ser o único movimento de direita que era:

-Coletivista

-Nascido do movimento sindicalista operário

-Revolucionário

-Defendia a criação do "novo homem"

-Firmemente calcado na figura do líder e do estado absolutista

-Desprezo pela herança JUDAICO-cristã

Hitler também era:

- Ateu

- Vegano

- Pró controle sobre lucro e bancos

- Pró repartição de riquezas

- Pró estado gigante e intervencionista

- Pró reforma agrária Mas era de direita conservador

Fonte e Fonte

Se o Hittler não tivesse traído o Stálin, seria adotado até hoje pela esquerda.

Antes da II Guerra Hitler enviou oficiais pra aprender técnicas com Stalin.

Resultado: campos de concentração

No Pacto Molotov-Ribbentrop, Alemanha e URSS prometiam dividir a Europa sem brigar.

Só deu ruim qdo Hitler invadiu a USSR em 1941

Quem diria, hein? Um nazista traíra.

Fonte e Fonte

Nazismo e Comunismo tinham muito em comum: coletivismo, ódio às elites, técnicas de extermínio
"ain mas Nazismo combateu Comunismo"

Sim, assim como Burger King combate McDonalds

Marvel combate DC

Pepsi combate Coca-Cola

Empresas que têm produtos parecidos tendem a se enfrentar.

Fonte

Você não é antinazista, Você não é antifascista. Inclusive se Hitler aparecesse aqui hoje como ele apareceu nos anos 30 - com apoio dos sindicatos - culpando as elites pela pobreza do povo - confiscando os bens dos ricos, é bem capaz que você o chamasse de guerreiro do povo brasileiro.

Fonte

Os primeiros a alertarem sobre o perigo de Hitler antes da Guerra e os primeiros a se erguerem contra ele, mesmo estando em desvantagem, não foram os comunistas, não foram os socialistas, não foram os isentões, foram os CONSERVADORES.

Fonte

Polônia, Lituânia, Moldávia, Geórgia são países que tiveram contato com os comunistas. Países onde o comunismo é CRIME. Vamos aprender com quem sofreu. Não vamos esperar que o comunismo destrua nosso país para só então torná-lo crime.

Fonte

Um motivo pelo qual o comunismo não é odiado como o nazismo é a confissão do crime. Enquanto a Alemanha assumiu a responsabilidade e abriu seus arquivos, União Soviética, China, Coreia do Norte e Cuba nunca admitiram as atrocidades que cometeram.

Fonte

Leia também


Abaixo, link para um excelente texto sobre o tema:

Nazismo e fascismo são irmãos da extrema esquerda

***

Você acha que isto não faz sentido?


Você ainda acha que isso não acontece, que as pessoas responsáveis pelo registro da história e pela noticiação dos fatos não seriam capazes de tamanha dissimulação a ponto de alterar o conceito dos atores políticos de acordo com seu interesse ideológico?

Pois veja o que aconteceu com a opinião de certos grupos, após o presidente ESQUERDISTA do Peru tentar um Golpe de Estado mal sucedido. De uma hora para outra, o menino se tornou "conservador": Clique e veja

 

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/sociedade/nazismo-e-de-direita-ou-de-esquerda/