Clique aqui para imprimir

Por que Nova York é uma das cidades mais influentes do mundo globalizado?

Enviado em 2019-12-15 22:23:16

A curiosidade mais nadaver que você vai ler hoje:

Por que nova york se tornou NOVA YORK?


Há dois motivos, um natural e um motivo humano.

O natural é a constituição geográfica da cidade, uma ilha, a ilha de Manhattan. Manhattan é uma ilha fluvial, comprida, cercada por dois rios largos, um deles, o principal, o rio Hudson, que sobe longe e naturalmente, para o norte.

Manhattan é um porto natural. E o que fez surgir as grandes cidades do mundo foi sua localização comercialmente estratégica. É o comércio que faz surgir e extinguir povoações.

O outro motivo é a visão humana. A crença na expansão natural das coisas (crença que não é natural em todos os povos) e o devido preparo para o que se enxerga de longe.

Bacia Hidrográfica do Rio Mississipi


Os Estados Unidos possuem ao norte, interior, os grandes lagos. Na beira dos grandes lagos surgiam à época de 1800 grandes cidades, dentre as quais, a conhecida Chicago.

E essas cidades precisavam de muitos itens, muitos produzidos na Inglaterra, do outro lado do oceano. A rota natural para Chicago seria o Rio Mississipi que se inicia bem ao sul dos Estados Unidos. Porém muito mais distante.

Mas os Estados Unidos são o que são porque é uma nação de visionários, dentre os quais, o então prefeito de Nova York, DeWitt Clinton. E já nos primeiros anos de 1800 surgiu a ideia de construir um canal que ligasse Nova York aos grandes lagos, canal que ficou chamado de Canal Erie.

Esse canal, uma obra de engenharia inacreditável para a época em que foi construída, que ligava o rio Hudson em direção Oeste para os grandes lagos, fez de Nova York o porto natural para todo e qualquer produto que se dirigisse ao vasto interior dos EUA (e porta de entrada para milhares de imigrantes). E fez da cidade um gigantesco porto, como se vê na imagem abaixo de 1951.

Uma vista aérea da cidade de Nova York em 1951


O fato dessa ligação se dar com uma Inglaterra que efervescia em sua Revolução Industrial pode se configurar como um 3º motivo. E estar no meio entre Londres e Los Angeles tornou a cidade sede natural de grandes corporações que até hoje influenciam fortemente o mundo globalizado.

Hoje toda a movimentação portuária da região foi transferida para Nova Jersey e Manhattan está com suas bordas limpas dos infindáveis cais portuários, restando alguns poucos, para o transporte de passageiros.

Porém a ilha permanece como um dos grandes centros financeiros, comerciais e culturais do mundo ocidental.

Nova York - 2018


Foto - Benjamín Gremler

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/sociedade/por-que-nova-york-e-uma-das-cidades-mais-influentes-do-mundo-globalizado/