Clique aqui para imprimir
Primeira Venda no Marketing Digital
Enviado em 2019-03-20 00:54:13
Por que é tão difícil efetuar a primeira venda no Marketing Digital?
O começo é difícil
É unânime a reclamação no meio do Marketing Digital, especialmente entre os iniciantes do segmento do Marketing de Afiliados, de que no início é muito difícil vender.
Na verdade, não é difícil vender, as vendas ocorrem o tempo todo. Assim, baseado no chutômetro, eu diria que a Hotmart vende no mínimo uns 1000 cursos online por dia. Mas é mais. Talvez BEM mais.
A origem dessa dificuldade generalizada com a primeira venda (ou vendas recorrentes) se chama "Comissão por último clique", que é o modo de comissionamento mais praticado pelos produtores da Hotmart, isto é, a comissão da maioria dos produtos da Hotmart é dada à última pessoa que conduziu o comprador à efetivação da compra.
Jornada de Compra / Funil de Venda
Acontece que as vendas ocorrem, e muito, o tempo todo.
MAS a venda raramente ocorre no primeiro clique. Há uma
jornada de compra ocorrendo com o comprador, e nessa jornada, o jargão do marketing digital diz que há um funil de venda onde na boca do funil há muita gente e pouca intenção de compra, já no fundo do funil há pouca gente porém com determinação de comprar.
Pensa: a pessoa tá lá
de boa rodando a
timeline do Facebook vendo
memes ou no Instagram vendo fotinho e viu um anúncio de um produto super legal que até o momento ela nem sonhava em comprar. Ela clica, olha, se interessa mas não vai comprar na hora. Aqui ela se interessou, mas está somente na boca do funil.
Ela vai pesquisar melhor, olhar melhor, pensar melhor, até que ela decida comprar. Se você não tem o pixel de remarketing, ou não pegou o email ou o número dela, CABOU, você perdeu o clique e perdeu o cliente. Dali a 4, 7 dias, quando esse cliente lembrar do produto e finalmente decidir comprar, se aproximando do fundo do funil, o que ele faz? Ele vai encontrar o produto onde?
Só com muita sorte (sua, que está anunciando) ele vai novamente para a página de vendas direcionado por outro anúncio seu. O Facebook não tem sistema de busca. O que é normal fazer?
Vai pro Google. Se seu concorrente estiver anunciando esse produto ali nas primeiras posições, a comissão vai ser dele, porque ele será o último clique antes da compra ser realizada. Se você também estiver anunciando, mas a pessoa clicar JUSTAMENTE na
desgraça do anúncio do concorrente, a comissão também é dele.
Tudo joga contra seu futuro milionário viajando pelo mundo.
Porque se nem você, nem seu concorrente estiverem anunciando ali para a busca daquele produto, a comissão vai ser dos donos de sites, espertos, que povoam os resultados do Google com artigos
fulêros de blog ou vídeos de youtube do tipo: "
Tal produto funciona?" "
Tal produto é bom?" "
Tal produto compensa? Não compre sem ler isto"
Exemplo: Esse "Naked Egg" é um curso novo, voltado para a
Páscoa, muito bem feito e interessante, cujo processo de vendas estou acompanhando no Grupo de Afiliados da produtora. Eu não estou anunciando porque a comissão é muito baixa e... por causa disso:
Observe a busca e os resultados:
Você anuncia no Facebook, mas são ozbonito aqui que ganham a comissão