Clique aqui para imprimir

Ainda Vale a Pena Fazer Faculdade?

Enviado em 2019-01-31 23:57:44

Os jovens ainda se criam no Brasil com aquela velha ideia de que só terá prosperidade na vida quem faz faculdade. O que, além de inverdade, é também uma visão bem limitada, uma vez que nem todos tem vocação - e saco - pra cursar uma faculdade.

Se a pessoa quer dinheiro mesmo, dinheiro GRANDE, vai encontrar esse dinheiro no empreendedorismo, com todos os riscos e compromisso que esse desafio envolve.

O dinheiro grande está na indústria, no comércio (tem muito dono de mercadinho de esquina aí mais rico que muito advogado, médico e engenheiro formados) e, agora mais recentemente, no mundo online.

A questão da faculdade se resume ao Direito, às Medicinas e às Engenharias.

Você só deve fazer faculdade caso você tenha uma forte vocação e uma vontade louca de ser: ou Advogado (e cargos superiores do judiciário), ou Médico, ou Engenheiro, que são profissões regulamentadas que só podem ser exercidas mediante curso superior.

E mais, a pessoa só deve adentrar ao mundo universitário levando em conta que vai passar o resto da vida estudando, fazendo pós, mestrado, doutorado etc. Tem que ter vocação pro assunto e pro estudo.

Tirando algumas outras poucas profissões regulamentadas, e também cursos superiores de áreas ensinadas nos graus inferiores, como letras, história ou física - em que a pessoa estuda para poder ser professora dessas disciplinas - o restante dos cursos não passam de formas das universidades ganharem dinheiro iludindo as pessoas.

É claro que um curso superior, de modo geral, não é perdido. Mesmo que a pessoa venha a não atuar na área em que se formou, ter um grau superior nunca será algo negativo. No máximo, não contribuirá para aquela prosperidade toda prometida, mas cultura adquirida é sempre muito positiva.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/formacao-profissional/ainda-vale-a-pena-fazer-faculdade/