Clique aqui para imprimir

A Favor da Riqueza

Enviado em 2018-02-24 01:12:27

Estava assistindo a um vídeo do Professor Laércio Fonseca e algumas de suas palavras me suscitaram certas reflexões. Ele é um sujeito bastante adiantado e não se prende a ideologias. Ora critica as políticas coletivistas fracassadas de Esquerda, ora critica os excessos dos muito ricos e patrões.

Mas como sempre acontece com a maioria dos espiritualistas, alguns comentários contra a materialidade da nossa sociedade acabam indo contra justamente o que torna nossas vidas mais confortáveis e revelam alguns aspectos da realidade desconhecidos por ele, por mais inteligente que seja.

Num momento do vídeo, ele faz o questionamento: "Um sujeito ganha 500 milhões de reais, vai fazer o quê com tanto dinheiro?" E noutro momento, debocha de alguém que se torna um funcionário padrão, o que seria para ele equivalente a um escravo padrão de um hipotético patrão explorador.

São questões sedutoras para quem escolhe os ricos como grandes opressores da sociedade.

Mas não é só o professor Laércio que comete esse tipo de equívoco, no qual, de modo geral, questiona a busca de riqueza como objetivo de vida, e prega que a única busca pessoal mais autentica e espiritualizada é a que leva para uma vida mais frugal, tentando ganhar o suficiente para viver suficientemente.

O que não passa do velho voto de pobreza de boa parte de todos os grandes mestres espirituais.

Comentei sobre algo parecido aqui: A importância do ceticismo.

Ora, buscar riqueza, e perseguir o objetivo de ficar rico, e se sacrificar por isso, de fato não é o melhor dos objetivos na vida, porque pode tomar muita energia da pessoa e pode simplesmente não dar certo. A missão de vida da pessoa pode simplesmente não ser esta, e um melhor auto-conhecimento certamente contribuirá para ela se encaixar melhor nesta vida complicada.

Mas para algumas pessoas, lidar com grandes somas de dinheiro é natural, é um dom e uma habilidade, e por ser uma atividade mais difícil do que parece - pois fazer, e principalmente, MANTER uma grande fortuna não é tarefa simples - entendo que é quase uma missão, e explico porque:

O universo não é miserável, ele é abundante. O planeta Terra, especialmente, é muito abundante.

Mesmo com a multiplicação da população mundial, a fome vem sendo reduzida gradativamente através de altas tecnologias agrícolas e logísticas. Haverá o suficiente para todos, embora num primeiro momento, não pareça (Nosso sistema de produção atual tem problemas? Tem, muitos, no entanto insisto que os resultados positivos tem sido bem maiores que os negativos).

Mas a produção de todos os itens que precisamos para viver, inclusive os supérfluos, demanda custos e trabalho. As pessoas precisam comer, se vestir, morar, se comunicar e se entreter, e nada disso surge num estalar de dedos. Elas precisam trabalhar para produzir algo e obter o que precisam em troca. E para trabalhar, é preciso que haja uma infra-estrutura e uma estrutura industrial, comercial ou de serviços prévia, as quais não custam nada barato. É preciso portanto, que haja investimentos para que essas estruturas estejam prontas para que as coisas que as pessoas precisam sejam produzidas.

Daí vem a pergunta: Quem é que vai investir? O espiritualista de vida monástica que tem 500 reais para comprar a comida do mês, ou quem tem 500 milhões de reais? Ora, pessoas que possuem muitos milhões ou bilhões de reais ou dólares já são investidores que estão sempre alocando seus recursos para obter ainda mais dinheiro; esse dinheiro não fica parado. Em nome da ambição e da "busca desenfreada pelo lucro", esse dinheiro acaba retornando para a sociedade para financiar avanços ainda maiores, muitas vezes sob riscos enormes de perdas reais e irrecuperáveis.

Empreender e Investir é arriscar.

Mas... Seria ambição desmedida ou apenas um mecanismo pelo qual as coisas basicamente acontecem? Ouça o depoimento de qualquer bilionário - eu ouço bastante, em canais em inglês, e o que ouço é que chega um ponto em que o dinheiro não é mais o objetivo, e sim a realização.
Faça o objetivo de se tornar um milionário aquilo que fará você consegui-lo. Faça pelas habilidades que você terá que aprender e a pessoa que você se tornará. Faça pelo que você vai acabar aprendendo sobre o mercado financeiro, sobre gerenciamento do tempo e trabalho com pessoas. Faça pela habilidade em questionar a si mesmo. Pelo que você aprenderá sobre ser benevolente. Sendo tão agradável quanto sendo forte. O que você tem de aprender sobre a sociedade, negócios, governos e impostos e como se tornar uma pessoa completa para fazer valer o status de milionário é o que vale. Não o milhão de dólares. Earl Shoaff

Patrão é uma palavra arcaica para Empreendedor. Um empreendedor é um sujeito disposto, inteligente, organizado, pragmático, com uma visão incomum de futuro, que mobiliza recursos financeiros, materiais e humanos, para produzir coisas que tornaram nossa sociedade melhor. O microfoninho, o celular que gravou a palestra e todos os aparatos tecnológicos que auxiliaram a mensagem do Professor Laércio chegar em todos os cantos do Brasil foram tornados possíveis e reais por "funcionários padrão", de "patrões" empreendedores, financiados por investidores com "500 milhões de reais" ou muito mais, sobrando na conta.

Tudo é muito mais fantástico (e necessário) do que um olhar rápido é capaz de apreender.

Gratidão nos Negócios

Qualquer aspecto que tiver o Reino de Deus, não será menos do que isso


A realidade humana é expressão direta de sua realidade espiritual interior, porque a natureza humana é um desdobramento da natureza espiritual, que é abundante. O mundo espiritual não é miserável, é abundante; é o Reino de Deus, magnífico, opulento e harmônico.

Nosso destino espiritual é a riqueza e opulência, na forma da realização pessoal e culto à beleza.

Venha a nós o vosso reino...

Não mergulhe sua vida numa busca insana por riqueza, mas não menospreze, nem fuja disso.

É natural que seu crescimento espiritual verdadeiro se manifeste através da prosperidade material.

Até porque - se a maior virtude espiritual for mesmo a caridade - você terá muito mais chance de ajudar os outros sendo rico, do que sendo pobre.

;)

 

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/prosperidade/a-favor-da-riqueza/