Clique aqui para imprimir

Livro Poder Sem Limites - Resenha / Resumo

Enviado em 2009-02-12 00:38:09

Poder Sem Limites Poder Sem Limites


Técnicas de Programação Neurolingüística para o sucesso pessoal e profissional.

Resenha divulgada


Grande sucesso editorial (mais de 100 mil exemplares vendidos na primeira edição), este livro mostra como conquistar todos os objetivos por meio de estratégias científicas. Você aprenderá a reprogramar e controlar seu cérebro, livrar-se das limitações, enfrentar resistências e resolver problemas.

Um dos maiores estudiosos mundiais da área, no livro Poder Sem Limites, Anthony Robbins traz lições preciosas, entre as quais: as "sete mentiras do sucesso",  a "fórmula do sucesso final", as "cinco chaves para a prosperidade e a felicidade", os "segredos para criar instantaneamente relacionamentos positivos com todas as pessoas" e o "método para livrar-se definitivamente de medos e fobias".

Baseado em anos de trabalho com executivos, atletas e astros do cinema e da televisão, Robbins elaborou um guia completo e didático, que contém até eficientes dicas de nutrição e exercícios físicos e respiratórios para garantir mais saúde e energia. Poder sem limites é uma obra essencial para quem quer ter absoluto domínio sobre seu destino e atingir o máximo em todas as áreas da vida.

Minha opinião sobre o livro Poder Sem Limites


Este livro é considerado um clássico da literatura de auto-ajuda baseada em PNL - Programação Neuro-Linguística. Eu já o conhecia desde adolescente, quando havia lido e me interessado pelo modo extremamente metódico com o qual a PNL estrutura nosso funcionamento cognitivo, para então conduzí-lo. Nada do que você encontrar em PNL é fruto de achismo ou intuição ( a não ser com maus profissionais ). A princípio, tudo que nos é orientado, foi anteriormente estudado.



A PNL parte do pressuposto de que se alguém conseguiu determinado feito, qualquer um pode "modelar-se", ou "espelhar-se" à maneira do realizador do tal feito e conseguir o mesmo resultado. É uma linha de raciocínio lógica e também experimental. Para tanto a PNL oferece recursos que modificam ou manuseiam nosso funcionamento cognitivo de forma a fazer com que venhamos a agir, com base nessas mudanças, de acordo com as pessoas - bem sucedidas - que possamos estar espelhando.

Anthony Robbins é um dos grandes divulgadores da PNL, muito embora Richard Bandler e John Grinder sejam os pioneiros nos estudos neuro-linguísticos. No livro Poder Sem Limites o autor coloca de forma simples e prática as ferramentas que a PNL nos oferece para superarmos nossos medos e limitações rumo à realização de nossos intentos.

É sem dúvida um ramo do conhecimento comportamental rico e fascinante. Particularmente, não pratico com afinco, até porque nunca estudei com afinco ;-). O que conheço veio deste livro e alguns sites da internet. Futuramente pretendo sim aprofundar um pouco mais meus conhecimento nesse segmento do estudo cognitivo-comportamental, muito embora vez e outra me perceba agindo com base em alguns pressupostos da PNL de forma intuitiva, como por exemplo, falando o que o interlocutor quer ouvir, só para evitar debates infrutíferos ;-).

O que mais me atrai do pouco que conheço da PNL são as metáforas. Não é à toa que iluminados como Jesus Cristo falavam por parábolas. Não é uma brincadeira de criança. As parábolas tem uma influência sobre nossa psique inimaginável. Por exemplo, uma metáfora conhecidíssima é aquele salmo:
O Senhor é meu pastor, nada me faltará!

Ora, Deus é Deus, não é pastor, nem nós somos ovelhas. Entretanto a SEGURANÇA com a qual a citada metáfora nos conforta em momentos de incerteza é inenarrável. É ou não é?

Mas o livro aqui descrito não trata muito de metáforas.

Crítica ao livro


De um ponto de vista mais crítico, eu diria que não é um livro para leigos, e presumo que a maioria dos leitores não conseguirá sozinha as promessas feitas no segundo parágrafo da resenha divulgada, no início desse texto. Mudar o próprio comportamento e o comportamento das pessoas não é algo assim tão simples. É preciso muito conhecimento e ANOS de muita prática.

Do início ao fim do livro, o autor segue sem parar com infinitas observações sobre o comportamento fisiológico e cognitivo das pessoas, sempre com muito entusiasmo e plena convicção do que está falando, com outras infinitas dicas, sugestões e exercícios mentais, como se fossem as coisas mais precisas e objetivas que há, e como se fossem facílimas de aplicar.

Talvez (muito provavelmente) ele é muito bom e consegue de fato todos os feitos alardados no livro. Porém a maioria dos coaches de PNL já não são tão exímios assim, e muito menos o leitor comum que não tem a menor prática na aplicação dos exercícios.

Por isso, dado o conteúdo extenso do livro, eu diria que ele se destina mais para estudiosos, coaches e para pessoas comprometidas com o assunto, com tempo e material humano disponíveis para tentar pôr em prática todas aquelas sugestões de exercícios oferecidos por Robbins.

Se você é um curioso por PNL, talvez se agrade com a leitura. Mas se você é daquele leitor que lê por ler, que gosta de conhecer novas e melhores formas de compreender as pessoas, mas de um modo mais teórico, sem uma busca específica por mudar de vida, poderá se entediar um pouco com esta leitura.

Crítica à PNL


A própria PNL é passível de críticas.

Por exemplo, quanto a divisão clássica que a PNL atribui para as pessoas, sobre sua principal fonte de interpretação e expressão cognitiva: Dizem os estudiosos que as pessoas se dividem em Visuais, Auditivas e Cinestésicas. É difícil de admitir que o modo como ela subdivide as pessoas exista na realidade de uma forma tão precisa.

Particularmente, acho isso de um simplismo exagerado. As pessoas são muito mais complexas que isso. Na verdade todos nós somos Visuais, Auditivos e Cinestésicos, com um desses canais apenas destacando-se ligeiramente sobre os outros. Mas não é difícil notar que as pessoas intelectualmente mais desenvolvidas são bastante sensíveis e expressivas em todos esses três níveis.

Ainda vale notar que as pessoas costumam usar esses canais de forma diferentes dependendo da área na qual estão atuando. Por exemplo, uma pessoa pode ser mais auditiva no campo emocional, preferindo demonstrações verbais de afeto, e pode ser mais visual no campo profissional, onde trabalha com vendas de objetos artísticos e de decoração.

Enfim, trago aqui especulações para dizer que qualquer tentativa de simplificar a natureza humana para categorizá-la, falhará de alguma forma.

Sumário do livro Poder Sem Limites


Prefácio
Introdução
Parte I - Modelando a Excelência Humana
A Riqueza dos Reis
A diferença que faz a diferença
O poder do estado
O nascimento da excelência: Crença
As sete mentiras do sucesso
Dominando sua mente: Como diregir seu cerebro
A sintaxe do sucesso
Como eliciar a estrategia de alguém
Fisiologia: A avenida da excelência
Energia: O combustível da excelência

Parte II - A Fórmula do Sucesso Final
Livrando-se da limitação: O que você quer?
O poder da precisão
A magia da harmonia
Diferenças de excelência: Metaprogramas
Como enfrentar resistência e resolver problemas
Reestruturando: O poder da perspectiva
Ancorar-se no sucesso

Parte III - Liderança: O desafio da excelência
Avaliar hierarquias: O julgamento final do Sucesso
As cinco chaves para a prosperidade e a felicidade
Dirigir a criação: O poder da persuasão
Vivendo excelência: O desafio humano

Glossário

Comprar livro Poder Sem Limites


Poder Sem Limites Poder Sem Limites

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/livro-poder-sem-limites-resenha-resumo/