Clique aqui para imprimir

Brasileiro adora vitimismo

Enviado em 2015-12-02 01:29:12

Por toda parte


É impressionante como situações de miséria e opressão costumam ter presença na mídia, certamente por usufruírem de grande audiência e popularidade.

Publique qualquer tema em que há um indivíduos ou uma minoria de alguma forma excluída de um certo padrão de vida, vitimizada em relação a alguma força superior tirana, e pronto, chovem curtidas, compartilhamentos e comentários "solidários" à situação do oprimido.

Um exemplo foi o programa Fantástico exibido agora no dia 29 de novembro. Num mesmo programa falou-se de prostituição infantil, refugiados haitianos sofrendo xenofobia, a visita do Papa na África, médicos agredidos em hospitais e consultórios, cinco jovens negros mortos por policiais, alunos relatando bullying, a ocupação das escolas em São Paulo e um carteiro assaltado que resolve ajudar o bandido que o roubou.

O show da vida?

Não, um show de coitadismo.

Isso porque a Globo é golpista.

No Facebook alguém até comentou ironicamente que nesta semana o programa (fantástico) havia sido gravado nos estúdios do PSOL.

Não que os casos não sejam dignos de relato, todos sensibilizam profundamente qualquer um que tenha um coração batendo no peito. Mas pareceu demais, sabe...

O brasileiro é solidário? Não sei.

O que sei é que o brasileiro tem tendência em solidarizar com miseráveis porque só assim se sente um pouquinho melhor, e se sente magnânimo em estar ajudando, nem que seja compartilhando a miséria alheia no Facebook.
O brasileiro ama os fracassados e detesta os vencedores.

Tom Jobim

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/sociedade/brasileiro-adora-vitimismo/