Clique aqui para imprimir

Fique em Paz

Enviado em 2015-06-22 11:32:48

Os últimos dias tem amanhecido lindos por aqui. Friozinho bom (pra quem gosta), céu limpo, clima de leveza e vida tranquila no ar.

Então bate aquele tediozinho e você resolve desgraçadamente acessar o facebook... e de repente você vê uma enxurrada de preocupações disponíveis e gratuitas. É só escolher a sua... e adeus tédio.

Que tal embarcar na velha, desgastada e chata rixa entre a esquerda e a direita política? Você pode ser um esquerdista lamentando o capitalismo opressor, ou um conservador preocupado com a iminente revolução comunista-bolivariana-castrista. Porque é preciso lutar contra alguma coisa, não importa o quê, não importa se existe.

Ou você pode compartilhar uma imagem mostrando uma cena racista mostrando o quanto nós brancos somos preponderantemente malignos, e os negros, preponderantemente bonzinhos.

Ou, se for mulher, que tal compartilhar um texto mostrando o quanto o mundo é machista, e o homem branco hétero de 30 anos, um mimadinho patriarcal.

No meio disso, você pode incorporar a pré-adolescente de 12 aninhos que ainda vive em você e ficar mandando indireta em cima de indireta tentando mostrar o quanto os outros são ~ babacas ~ só porque, veja só, não conseguiram agradar você...

Ou, se você tiver inclinações devocionais, compartilhe uma mensagem apocalíptica sobre o fim dos tempos, que está pra chegar com um certo atraso de uns... deixa eu ver... 1900 anos.

E enquanto o fim dos tempos não chega, escolha algum "pecado" qualquer para apontar o dedo e, com certa ousadia, atirar a primeira pedra. O "pecado" da moda é ser gay, vai lá! Defenda a sua fé se preocupando com as atividades do c* alheio.

Mas se você for gay, que tal revidar de modo mal educado e acinteiro provocando as crenças religiosas alheias? E depois reclamar do quanto o mundo, esse insensível, é homofóbico?

Então quando bater uma crise de consciência e o mundo lhe parecer pesado demais, compartilhe um post positivo, mostrando alguém que finalmente se mobilizou para tornar este mundo um pouquinho melhor, ou quem sabe aquela frase de auto-ajuda que você nunca consegue praticar.

Até que o sonho de desvaneça, você não resista e compartilhe alguma preocupação nutricional qualquer: Pode ser sobre a carne, os maus-tratos animais, o ph da coca-cola, o açúcar, o sal, a vitamina D, o detox, o cloro na água, a margarina...

E se nada disso lhe agradar, hasteie a bandeira verde, escancare para a sociedade facebookiana o quanto a sociedade capitalista especuladora gananciosa devastou o meio ambiente. Save the whales!

Ou hasteie a bandeira branca, fique em paz, e fique cada vez menos online nesta rede que deixou de ser social, para ser uma rede preocupacional.

Bandeira branca, amor, não posso mais...


***

Após publicar este texto no facebook, havia dado um saída rápida e quando voltei, trouxe comigo mais algumas preocupações: A fome, A corrução, a inflação, o aquecimento global, o lixo espacial (vai que algum parafuso do Hubble cai na nossa cabeça né...)

Mais alguma?

***

Comentado originalmente aqui.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/internet/fique-em-paz/