Clique aqui para imprimir

Aprenda a Operar no Mercado de Ações

Enviado em 2009-07-24 23:31:37

Aprenda a Operar no Mercado de Ações Aprenda a Operar no Mercado de Ações

Resenha


Que regras devem ser seguidas para que um operador obtenha sucesso? Que métodos devem ser adotados? Como o capital deve ser distribuído para operações no mercado? As respostas para essas, entre outras perguntas sobre como se tornar um operador bem-sucedido, são encontradas no novo livro do especialista Alexander Elder. O autor do best-seller internacional Como se transformar num operador e investidor de sucesso (Campus, 2004) monta uma verdadeira cartilha na qual apresenta seus mais recentes conceitos sobre operações financeiras. Uma obra especialmente destinada a iniciantes, mas com informações de grande valor para os mais experientes operadores.

Indo além da análise técnica, o livro Aprenda a Operar no Mercado de Ações transmite aos leitores as regras básicas de gestão de dinheiro, fundamentais para a sobrevivência e o sucesso de um operador, e mostra como estruturar uma conta de investimentos. O autor convida ainda o leitor a visitar sua sala de negociações e traça um panorama de suas operações mais recentes. Alçado sobre mais de 20 anos de experiência em operações, o livro dá o pontapé inicial para que o leitor domine uma nova forma de operar tanto em ações, quanto em futuros, opções e câmbio.

Minha opinião sobre o livro Aprenda a Operar no Mercado de Ações


É como uma continuação/atualização do primeiro e mais conhecido livro de Alexander Elder, Como se transformar em um Operador e Investidor de sucesso, o qual já resenhei aqui. E justamente pelo aspecto "atualização" do mesmo é que é um livro de grande importância para quem não quer arriscar deixar qualquer conhecimento de fora em relação ao investimento no mercado de capitais.



No primeiro livro aqui citado, Elder classifica a análise técnica como Psicologia Social Aplicada, classificação esta totalmente a ver com a realidade. O autocontrole do operador conta muitos pontos em seus resultados financeiros. Naquele livro Elder também discorre bastante sobre como o operador pode superar seus desvios psicológicos que o levam às perdas na bolsa de forma a recuperar-se de seus fracassos através de boas práticas, como anotações de todas as suas operações, estudo constante e até uma certa dose de auto-conhecimento.

No livro Aprenda a Operar no Mercado de Ações, Elder mantém a sua mensagem e a atualiza, discriminando aqueles que considera serem os três aspectos mais importantes numa operação financeira, classificando-os como os 3M´s por suas três iniciais, em inglês: Mind (mente), Method (método) e Money (dinheiro). A maior parte do livro consiste na avalização de Elder a respeito desses que considera o tripé do êxito, na medida em que sem um deles, a estrutura cai.

O autor também neste livro ressalta a importância fundamental da gestão do risco e do dinheiro. Um bom e disciplinado sistema de gestão garante não necessariamente o aumento de sua riqueza, e sim de sua PERMANÊNCIA no "jogo", o que por si só já é um grande êxito.

Outra característica importante que encontrei neste livro foi o modo como o autor chama a atenção para o equilíbrio pessoal em todos os aspectos da atividade de investir e operar nos mercados financeiros. Não só o indispensável equilíbrio mental, como também o equilíbrio pessoal, ou seja, para não deixarmos de viver, focando toda a nossa atenção às operações. Há uma vida lá fora e devemos vivê-la, caso contrário, algo estará errado.

Costumo dizer que quem quer mesmo alcançar o êxito em suas operações financeiras na bolsa de valores, não pode se dar ao luxo de manter o seu conhecimento de forma superficial. O aprofundamento do estudo, ou o estudo constante, como sugere Elder, devem ser pré-requisito. Dessa forma, sugiro que você leia os dois livros aqui citados, bem como TODOS os livros sobre o mercado de ações que você puder ler. Não é uma questão de mero conhecimento, e sim de comprometimento. De você para você (e o seu dinheiro). Se você não gosta de estudar e aprender sempre, é bom passar com seu dinheiro longe da Bolsa de Valores. Riqueza e descompromisso não combinam.

Sumário do livro - Aprenda a Operar no Mercado de Ações


Parte 1 - Operações de Mercado para calouros indefesos

1 Investir? Operar? Jogar?
Investidor Inteligente
Operador Inteligente
Jogador Inteligente?

2 Em que Mercados Operar?
Ações
Mercados Futuros
Opções

3 Os Primeiros Passos
Barreiras Externas ao Sucesso
Engate a Marcha
Análise e Operações de Mercado

Parte 2 - Os três Ms das Operações de Mercado Bem-sucedidas

4 Mente: O Operador Disciplinado
Sonambulando pelo Mercado
Remédio para a Autodestrutividade
O Operador Maduro

5 Método - Análise Técnica
Gráficos Básicos
Indicadores - Cinco Balas no Tambor

6 Operações de Mercado
Teste de Sistemas
Atualização sobre Triple Screen
Day-Tranding
Impulse System
Termômetro do Mercado
Operações de Saída
Escolhendo em que Operar

7 Fórmulas de Gestão do Dinheiro
Fora os Analfabetos em Matemática
Risco Versus Perda, em Negócios
A solução dos 2% - Proteção contra Tubarões
Regra dos 6% - Proteção contra as Piranhas
Tamanho das Posições
Passos em Gestão do Dinheiro

Parte 3 - Entre em Minha Sala de Operações

8 O Operador Organizado
Planilha do Operador
Curva do Patrimônio
Diário de Operações
Plano de Ação

9 Operar nos Mercados como Meio de Vida
Disciplina e Hmildade
Você tem tempo?
Árvore de Decisões
Principiante, Semiprofissional e Profissional
Tornando-se Profissional

Entre em Minha Sala de Operações
Trechos do Diário
Sua Próxima Operação

Comprar Aprenda a Operar no Mercado de Ações


Aprenda a Operar no Mercado de Ações Aprenda a Operar no Mercado de Ações

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/resenha-resumo-livro-aprenda-a-operar-no-mercado-de-acoes/