Clique aqui para imprimir

Discutir com idealistas

Enviado em 2015-03-17 15:13:22

É sempre muito difícil discutir com pessoas idealistas.

Porque elas argumentam com fatos e visões que só existem no campo do ideal, onde tudo é lindo, maravilhoso e dará invariavelmente certo.

Quando eu paro de discutir com alguém, especialmente quando o assunto é política ou religião, não é (só) porque me faltaram argumentos, mas porque percebi / entendi / relembrei que discutir com idealistas é uma batalha que já começa perdida, pois os argumentos do interlocutor só funcionam no mundinho que só existe na cabeça sonhadora dele, onde as pessoas são boazinhas e só não agem idealmente porque alguma entidade maligna (o diabo, o capitalismo, os poderosos) sabotam a tendência magnânima de seus atos.

A diferença entre os lados direito e esquerdo do cérebro normal e de um cérebro idealista


E como os idealistas discursam com base nessa realidade paralela que só existe dentro da mente delas, acabam posando de pessoas sensíveis, humanas, nobres e magnânimas, com corações onde não há espaço para a dureza, muitas vezes necessária para fazer com que a consciência das pessoas desperte.

Mas aquele ditadozinho esplêndido está sempre lá para nos relembrar que Na prática, a teoria é outra.
O problema do mundo é a abstração. Bota feminista pra ver um aborto e multiculturalista pra ver cena de terrorismo e sai curado em 1 minuto. Flavio Morgenstern

Eu SEMPRE acreditei que o ser humano não presta. A natureza humana é naturalmente egocêntrica, hedonista e preguiçosa demais para se esperar que evolua espontaneamente. O que mudou de uns tempos pra cá, é que passei a acreditar que ele pode ter jeito, embora nunca tomará jeito enquanto passamos a mão em sua cabeça, vitimizando-o. O ser humano só toma jeito na base do tratamento de choque. E o principal instrumento desse tratamento são sempre as perdas e limites.

Mas numa sociedade que vive para sustentar as aparências de que tudo está sempre bem, o tempo todo, alardar esse tipo de visão crítica e negativa das pessoas soa mal, e passam a lhe ver com reserva. O que querem é que também nós, os críticos, entremos no teatrinho do faz-de-conta de que está tudo bem. Porque...
...Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade, porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas. Friedrich Nietzsche

Também sempre acreditei em outro ditado, um tanto cínico, mas profundamente embasado na realidade:

"Se precisa explicar, é porque não adianta explicar".

Isso faz com que eu sinta que não vale a pena levar certas discussões adiante, especialmente, quando o interlocutor baseia seu discurso numa visão idealista (ou muito pessimista, quando o ideal dele é a negatividade absoluta). Porque eu vou querer convencê-lo, com meu pragmatismo pessimista que a realidade é imperfeita, as pessoas mais ainda, e que só vão evoluir sob medidas mais drásticas, quase sempre sob fortes dificuldades e exigências.

O idealista, que quer acreditar a todo custo que a vida é bela e as pessoas boas, vai querer me convencer, com base em visões ideais e inaplicáveis na prática imediata, que basta dar oportunidade, que todo mundo se ajeita na vida; que se todas as condições forem propícias, as pessoas agiriam de um determinado jeito, que eles têm como o jeito certo, então tudo ficaria bem e viveríamos num mundo ideal.

Adianta explicar que as pessoas NUNCA vão agir desse determinado jeito espontaneamente, porque não está na natureza delas agir idealmente?

Não adianta, não é? Muito tempo vai passar até que UM DIA, esse interlocutor perceba, na prática, sob forte decepção, como a natureza humana é traiçoeira e enganadora...

***

Na verdade nenhuma discussão vale a pena ser levada adiante. Primeiro porque cansa e desgasta, e o outro não está disposto a ouvir, e sim, em mostrar que está certo. Se você entra no jogo, está se rebaixando e também se apegando à necessidade egoísta de mostrar que está certo, o que é bastante imaturo.

Porque se uma pessoa se mostra com uma visão tacanha da realidade, a melhor "vingança" que você pode fazer a ela é deixá-la com seus conceitos limitados. Fique com a visão superior só para você.

Não é fácil. O seu silêncio soará como falta de argumento.

Será um exercício constante de discrição e auto-suficiência intelectual.

Mas é o caminho da verdadeira maioridade espiritual.
Toda forma de vício é ruim, não importa que seja droga, álcool ou idealismo. Carl Jung

Dentro de todo cínico há um idealista frustrado. George Carlin

O cinismo consiste em ver as coisas como realmente são, e não como deveriam ser. Oscar Wilde

O idealismo é a virtude da inexperiência. Emanuel Wertheimer

***

Veja também: Idealismo e a Realidade Invencível

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/inteligencia/discutir-com-idealistas/