Clique aqui para imprimir

Gregos e Troianos - A comunicação não verbal

Enviado em 2009-09-25 12:39:42

Mas será que estou falando grego? (Sócrates)


Um dos fenômenos mais sutis da internet é o que se relaciona com as idiossincrasias, isto é, a perspectiva que cada um tem do assunto abordado, no caso, dos blogs.

O autor quase sempre escreve em grego. E os leitores comentam em troiano. É muito engraçado você escrever um texto sob determinada perspectiva, sobre certo tema, e o leitor comentar através da caixa de comentários sob uma outra perspectiva completamente desconexa da que o autor tinha em mente.  E se já é difícil agradar a gregos e troianos, o que diremos de gregos e troianos agradarem-se e entenderem uns aos outros? Difícil, não? Essas coisas sempre serão assim.

Não é que você escreveu mal. Não é que o leitor leu mal. São perspectivas. É inusitado, mas normal, e entendo o que acontece. E acho 10 receber esses comentários, desde que minimamente relacionados ao tema geral do site.

Não sei muito de comunicação não verbal, mas sei que ela é preponderante em nossas relações cotidianas com os outros.
O que você é fala tão alto que não consigo ouvir o que você está dizendo.
Ralph Waldo Emerson

O que o leitor quer demonstrar é que passou ali, no seu blog, que gostou do que leu, que gostou do blog de forma geral, e quis se manifestar, demonstrar que passou ali, que ele existe e reconheceu como agradável e útil a existência do blogueiro/autor, etc. Mas muito provavelmente o leitor não está com tempo para pensar no melhor e mais inteligente comentário do dia.

A certos blogueiros, que costumam usar mais o raciocínio do que o bom senso, deve ser difícil entender isso. Em uma certa ocasião eu levei uma "patada" de uma blogueira, que de tão inteligente, foi incapaz de usar o bom senso e relevar meu comentário troiano :) Foi incapaz de perceber que o que eu queria era demonstrar que passei ali, que a achei muito inteligente e considerei seu blog muito pertinente. Mas ela foi incapaz de ler entrelinhas. As palavras dela: "C*ralho, odeio comentário que não acrescenta nada." Não me pergunte agora qual é o meu conceito sobre a tal blogueira!!! Daí vieram textos como este.

É como quando você faz aquela rápida visita a um amigo, pai, mãe, parente querido. Você nem tem bem o que dizer e talvez nem tenha muito tempo pra ficar ali. Mas você vai, bate um papo rápido sobre trivialidades como o tempo/futebol/política e vai embora. O QUE FOI DITO NÃO É O IMPORTANTE, o importante FOI A PRESENÇA, O CONTATO, A ATENÇÃO.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/internet/gregos-e-troianos-e-a-comunicacao-nao-verbal/