Clique aqui para imprimir

11 dicas sobre respeito, gratidão, boa vontade e civilidade

Enviado em 2009-08-07 23:20:06

Segue abaixo uma lista de comportamentos alheios absurdos, que há anos venho observando lá e cá, mas na maioria das vezes sempre me segurei, afinal ficar dando pitaco na vida dos outros sem ser solicitado não é lá uma ação agradável, muito menos bem vinda. Todo mundo acha que está certo, não é? O sujeito joga lixo na rua, você olha com reprovação, e o que ele diria? "Ué, pra que que tem gari?" Poizé :(

Mas está aí. Se você concorda, discorda ou tem algo mais para acrescentar, use o campo dos comentários para acrescentar sua opinião.

1- Jamais jogue lixo no chão das ruas das cidades. Não é porque um plástico leva "trocentos" anos pra se decompor, isso não interessa a nós, porque daqui algumas décadas não estaremos mais aqui e lá no fundo não estamos tão preocupados assim em deixar um mundo "habitável" para os nossos descendentes. É por que é feio, é sem sentido, você está enfeiando o seu lugar. Se não houver lixeiras, guarde no bolso e jogue no lixo de casa.

2 - Você mora numa casa? Se sim, você já varreu sua calçada? Não interessa que você paga imposto e isso é serviço da Prefeitura. É a SUA CALÇADA, vá lá , dê uma varrida de vez em quando, arranque o mato dos cantos do muro. Ajunte os lixos do seu terreno. Seja caprichoso com o seu lar e dê a sua parte para tornar a sua cidade mais bonita. Ah se todos cuidassem de seus lares, não seria o mundo mais belo?

3 - Você teve vários namorados(as)? Então jamais fique falando de seus casinhos e aventurinhas passadas com o seu par atual. Isso é sem graça e é coisa de quem precisa contar vantagem para se sentir bem. Faça o seu par atual se sentir como se fosse o único da sua vida. A não ser que você realmente queira machucar a outra pessoa. Pode acontecer, oras. Lembre-se de Oscar Wilde: "Um homem bem-educado jamais fere os sentimentos das outras pessoas... sem querer".

4 - Você fala demais? Só se importa consigo mesmo? Tudo bem isso é normal. A pessoa mais importante para nós (normalmente) somos nós mesmos. Sabe qual a palavra mais falada ao telefone? "Eu". Mas em qualquer conversa e lugar, seja razoável, escute o que o outro tem pra falar. Sabe o que é mais escasso no mundo? Alimentos? Não, ATENÇÃO HUMANA!

5 - Expressões como: Por favor, Por gentileza, Obrigado, Foi um prazer vê-lo, são belas expressões e expressam uma energia muito boa. De vez em quando me deparo com certas almas iluminadas de uma educação e gentileza sem igual, que marcam positivamente o resto do meu dia.

6 - Água. Um dos bens mais preciosos do mundo. Há quem ainda pense que a torneira é um gerador infinito de água e que o ralo é um desintegrador. Não minha gente. Água é um recurso limitado, e mesmo que não fosse, pra quê esbanjar? Portanto, use racionalmente. Lembra que eu sugeri que você limpe sua calçada, ali em cima? Então, eu falei pra varrer e não pra ir empurrando a sujeira com a água.

7 - Moedas não são para dar sentido à vida de gavetas e cofrinhos. Moedas devem estar circulando na economia e facilitando o troco (e a vida) dos comerciantes. Se você quer poupar, a recomendação sensata é que você guarde 10% dos seus rendimentos. Ficar guardando moedinha só se for pra ensinar seu filho a poupar.

8 - Fila é pra ser respeitada. Filas são um dos instrumentos para organizar o funcionamento das instituições. Chegar com aquele ar de quem não sabe de nada, com aquela cara de pau e ir se enfiando como quem não quer nada lá na frente é feio, deselegante e um despespeito aos seus semelhantes.

9 - Essa aqui é uma opinião muito minha: Se você está na idade que lhe garante o direito de ir direto ao início da fila em bancos e lotéricas, pense melhor: Se você é aposentado e está bem de saúde, espere na fila também. Os mais jovens estão trabalhando e pagando os impostos que pagam a sua aposentadoria assim como você pagou com seu trabalho a aposentadoria dos idosos da época de sua juventude. Facilite a vida dos jovens de hoje, eles estão correndo atrás da máquina e o tempo é precioso. Você já fez a sua parte, tem mais tempo, e pode continuar fazendo a sua parte entendendo a situação alheia com sabedoria e consciência. Lembre-se que fizeram essa lei da preferência aos idosos, gestantes e deficientes não pela dificuldade que essas pessoas podem eventualmente passar, mas principalmente para reduzir a probabilidade dessas pessoas passarem mal dentro dos estabelecimentos e criarem incomodação e prejuízo aos mesmos.

10 - Pense bem antes de chamar seu ex-patrão ao ministério do trabalho. Perceba que quando você estava precisando de trabalho, ele confiou em você e te deu uma oportunidade. Ser patrão num país como este, está longe de ser moleza. A não ser quando a sacanagem tá na cara (há patrões e patrões) no fundo, ninguém deve nada pra ninguém. Querer ganhar alguns trocados se apoiando em "direitos" pode não valer a pena. O melhor é termos reputação e portas abertas onde quer que vamos. Poder andar de cabeça erguida não tem preço.

11 - Quando escrever uma mensagem, seja um email, seja um bilhete, faça aquela forcinha e escreva minimamente bem. Não digo para escrever difícil e mostra falsa erudição. Digo para caprichar na mensagem. Assim como nossa voz é nossa alma em sopro, também nossa escrita mostra muito do que somos. Uma mensagem mal escrita passa uma PÉSSIMA impressão (uma coisa são errinhos casuais, outra é falta de capricho e consideração com quem vai ler). Isso também vale para médicos na escrita manual. Não é porque se tem um diploma de médico que se tem subterfúlgio para escrever em hieróglifo, muito pelo contrário. Falta de clareza não se justifica em nenhuma circunstância honesta.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/bom-senso/sobre-respeito-gratidao-boa-vontade-essas-coisas/