Clique aqui para imprimir

A origem do Capitalismo

Enviado em 2013-10-02 01:37:38

O primeiro capitalista O primeiro capitalista


Num antigo texto meu sobre a ideologia de Esquerda, um leitor fez uma citação que é atribuída ao filósofo Jean-Jacques Rousseau, com a qual pretendeu afirmar que o capitalismo não é um sistema natural, porque a propriedade privada - a base do capitalismo - teria sido inventada.

A frase que diz:
O primeiro homem que, tendo erguido uma cerca em volta de seu terreno e proclamado - isto me pertence! - encontrou gente ingênua o suficiente para acreditar nele, foi o fundador da sociedade civil.

Ao que respondi:

Bom, eu acho que a propriedade privada surgiu quando um sujeito mais inteligente que os outros criou seu primeiro machado de pedra para poder caçar com mais eficiência e se sentiu no direito de não dividir sua criação (e os benefícios que ela trouxe) com os demais, ou por só aceitar trocá-la por algum item de valor semelhante :)

Por isso penso que, se o capitalismo não é natural, está ao menos muito próximo de ser uma consequência coletiva do comportamento individual, naturalmente egoísta, de quem se destaca em relação aos demais.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/sociedade/a-origem-do-capitalismo/