Clique aqui para imprimir

Internet e alienação

Enviado em 2013-05-01 00:41:49

É! É!


A internet se firmou como um sucesso absoluto para a disseminação de conhecimento, na forma de uma enciclopédia digital e global.

Mas não vejo o mesmo sucesso como fonte de engajamento e mobilização social.

Até houve alguns eventos pontuais bem sucedidos nesse sentido. Mas de modo geral, principalmente no Brasil, não vejo nenhuma ação relevante de transformação social surgida nos meios digitais. Muito pelo contrário, vejo as ações nas mídias sociais como uma mobilização ilusória (e alienante, porque mantém as pessoas distantes), onde o sujeito apoia uma causa publicamente e acha que tá fazendo muito, enquanto que nada está sendo feito efetivamente, e as raposas velhas, aquelas que mal sabem operar um computador, continuam fazendo a festa no governo.

Até porque mobilização social digital é algo contraditório. Ninguém se mobiliza verdadeiramente diante de uma tela de computador.

Houve durante um tempo uma ideia de que essa grande rede mundial poderia contribuir para a transformação do mundo num lugar melhor, espalhando ideias e engajando ações rapidamente por amplas distâncias.

Mas acho que o efeito está sendo justamente o contrário.

Conclusão (vergonhosamente óbvia): Se quer melhorar algo no mundo, não tem jeito, tem que ir pra rua, e ir pra luta.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/internet/internet-e-alienacao/