Clique aqui para imprimir

3 Dicas para evitar a depressão de fim de ano

Enviado em 2013-12-16 08:00:38

Numa época em que, a princípio, todas as pessoas estão mais felizes e generosas — afinal chegou o Natal, o Ano Novo, as férias — a depressão acaba sendo muito comum, e muitos sofrem com angústias e solidão.

Há muitos motivos para isso: perdas e frustrações que ocorreram durante o ano; lembranças da infância ou de épocas melhores e mais felizes; mudanças difíceis que o ano novo pode trazer; e a associação da data com perdas e sofrimento.

Para evitar essa depressão toda de fim de ano, e também qualquer tipo de tristeza ou angústia que possa estar ocorrendo com você durante qualquer época do ano, o segredo é DISTRAIR-SE! E há algumas atitudes que podem ser adotadas:

Evite a solidão


Mesmo que você não tenha família e amigos para compartilhar esses momentos — afinal, muita gente viaja — procure se aproximar de quem está disponível, mesmo que sejam amigos ou familiares distantes. Em último caso, quando a depressão ficar crítica, ligue para alguém de confiança ou aproxime-se de algum desconhecido que esteja na mesma situação que você. Você será ouvido e isso já é um grande conforto. Por outro lado, veja que estar só não é um fim de mundo, nem necessariamente um sacrifício. É uma oportunidade para aprender a curtir a solidão e extrair dela aquilo que você realmente gosta de fazer. É uma ótima oportunidade para o auto-conhecimento. Seja sua melhor companhia.

Não fique parado


Procure fazer uma lista de atividades que sejam agradáveis. Deixe tarefas desagradáveis para outro momento. Divirta-se, ainda que sozinho. Aproveite o tempo livre dos feriados e dedique-se a alguma atividade diferente, como caminhadas pela cidade ou próximo à natureza, compras, cinema, atividades esportivas, bares, etc. A sensação de estar fazendo algo para si mesmo é edificante e antidepressiva. Presenteie-se, já que é Natal. Dê a você mesmo um merecido presente. Compre aquele notebook com que você sempre sonhou. Ou mesmo roupas, para ser mais modesto. E acredite: você merece.

Evite pensamentos negativos


Se você perdeu alguém ou algo, durante o ano, não concentre-se na perda, e sim no que você precisa aprender para lidar com ela. Nada acontece por acaso. Se seu emprego está sob ameaça, pense em atividades agradáveis que você pode fazer com seu tempo livre. Pense sempre no aspecto positivo dos fatos.

Se você está sem dinheiro, sem família e solitário e o seu companheiro de trabalho vai viajar com a nova namorada para uma praia paradisíaca, não faça comparações. Pense apenas que esse momento é transitório e que tudo pode ser diferente em breve.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/arte-de-viver/3-dicas-para-evitar-a-depressao-de-fim-de-ano/