Vai nessa...

Vai nessa…

Existe uma tendência nas mensagens espiritualistas e de auto-ajuda, a fazer-nos ver, quando as coisas dão errado, que o que queremos de alguma forma não é para nós.

Dizem que talvez a realidade almejada não seria tão boa quanto é em nossa imaginação. Dizem que não estamos preparados para receber o que desejamos. Dizem que o problema está em nós e não nas circunstâncias extremamente complexas da vida.

Tentam nos fazer enxergar menos valor no que queremos. Tentam nos dizer que um ser humano adiantado é o que precisa de menos para viver. Que o segredo é não querer, porque quanto mais se quer, mais se sofre.

Dizem que Deus não lhe tira as coisas, lhe livra delas. Dizem que às vezes não conseguir algo é um golpe de sorte. Dizem que as perdas e limites ferem apenas as ilusões do ego e não nossa alma, como sentimos.

Para mim, não passam de mensagens consoladoras e confortadoras. Mensagens que visam livrar a concorrência. Quanto menos pessoas quererem o melhor para si, menos competição haverá para quem já tem.

Penso aqui comigo mesmo que talvez o mundo estivesse melhor, e as pessoas mais felizes e realizadas, se essas mensagens estimulassem-nas a correrem mais atrás do que querem, ao invés de ficarem esperando pela boa vontade dos deuses, pela circunstância apropriada, pelo tempo certo.

No longo prazo, estaremos todos mortos.

Vai ficar esperando até quando?