Muito se fala por aí sobre fórmulas de como obter sucesso. Todo palestrante motivacional cria lá seus 10 mandamentos para o sucesso, ou as 7 dicas altamente eficazes para chegar ao sucesso, ou as 5 regras básicas para trilhar o caminho rumo ao sucesso. Mas…

Esqueça. Você não vai conseguir seguir a risca nem se fossem 3 supermaxidicas infalíveis para chegar ao sucesso. Aliás, não se alcança o sucesso com dicas breves e simples, por maiores que sejam as verdades que possam carregar. E há quem diga que se você precisa de “dicas” para se chegar ao sucesso, certamente você nunca o conhecerá, mas são pessoas “maldosas” e descrentes no potencial que cada um carrega.

O sucesso envolve uma infinidade de fatores dentre os quais um dos mais importantes e fundamentais é conhecimento. Falo de conhecimento útil… E esta busca empenhada deste conhecimento, juntamente às outras competências que você terá que desenvolver em si mesmo para alcançar o tão almejado sucesso só acontecerão após você assumir um “arrebatador” comprometimento, de você para com você, no sentido de se trilhar o nada fácil caminho que leva em direção ao topo.

Partindo do pressuposto de que você já tem o seu sonho/projeto/objetivo de vida, eu aqui me arrisco a dizer que só há uma atitude mental que, após incorporada, desencadeia em sua vida e nos seus hábitos toda ordem de atitudes e acontecimentos que lhe ajudarão a chegar aos resultados esperados:

COMPROMETIMENTO

Posso confiar em você?

Posso confiar em você?

Sim, comprometimento. Alguns entendem esse sentimento como paixão. Você já não ouviu alguém falando que paixão pelo que se faz é essencial para o sucesso profissional? Pois bem, me lembro do primeiro dia de faculdade. O ano era 1999 e eu adentrava para o mundo da universidade. Tempo bom. Sem compromissos, e a perspectiva de estudar uma das áreas mais interessantes da atividade humana, o design.

Naquele primeiro dia, dia de apresentação, de reconhecimento de área, todos os alunos se reuniram num dos salões de convenções da Univali de Balneário Camboriú e ouvimos algumas palavras de cada professor. E de tudo, o que mais me marcou foram as palavras do então coordenador do curso, Luiz Salomão, pessoa nota 1000, com quem tive poucos contatos, assim como com todos os professores do curso, eu era de uma timidez terrível ;-) . Enfim, ele citou e enfatizou que o sucesso de um aluno durante o curso e depois, durante sua vida profissional, só se constrói mediante o COMPROMETIMENTO do mesmo em relação às suas atividades discentes ou mesmo, profissionais. Ele, o Salomão, podia e pode falar, afinal é o típico sujeito empreendedor e realizador. Realizou vários projetos no âmbito do design e não resta dúvida que continuará realizando sempre mais e sempre com sucesso. A atitude o garante!

Na época eu nem tinha a noção exata da importância do que ele dizia, no entanto uma centelha se acendeu aqui, já que até hoje carrego comigo essas palavras e as aplico, não só à minha atividade com web-design, mas a tudo que faço. Me comprometo com tudo o que coloco as mão e acredite, as coisas tomam rumos sempre melhores.

Mas vamos detalhar e conclua por você mesmo: Se você se COMPROMETE com seu objetivo, você:

– Sempre faz mais do que precisa, e faz com capricho.
– Pesquisa, estuda e aprende o que não sabe, com a dedicação e o aprofundamento necessário.
– Acredita que é possível. Ninguém se compromete com o que considera impossível.
– Desenvolve a coragem. Ninguém se compromete com o que acha que não vai dar conta.
– Não só acredita que é possível, como considera a sua realização uma questão de tempo, mediante trabalho constante.

Estes são alguns dos desdobramentos possíveis das atitudes de quem se compromete com um ideal, que me vieram rapidamente à mente. Mas a verdade é que o sujeito comprometido consigo mesmo e com seu futuro, age e faz tudo o que for necessário para alcançar o resultado almejado.

Você tem um sonho, um ideal, uma meta, um projeto pessoal? Comprometa-se consigo mesmo em realizá-lo e dê o primeiro passo! Verá como os próximos passos serão naturais. E sentirá o gosto da auto-confiança que lhe ajudará certamente a superar tudo que vier pela frente.