Momento cultural

O pau-brasil - Uma bela árvore

O pau-brasil – Uma bela árvore

Todos nós sabemos muito bem que a palavra “brasil” vem do nome de uma árvore encontrada aos montes no litoral brasileiro durante as épocas da colonização das nossas terras e que quase foi extinta pelos colonos portugueses.

Seu grande valor se devia à cor de seu tronco: Um laranja pendendo para o vermelho que servia perfeitamente como corante para a indústria têxtil e outras indústrias que ali pelo século XVIII viriam a infestar a Europa, durante a época que conhecemos como Revolução Industrial.

Foto

Mas nem todos sabem por que o pau-brasil se chama pau-brasil.

Bom, essa informação não é lá muito divulgada, mas lembro que na adolescência a encontrei num desses livros de história cujo nome não lembro mais. E ele relatava que a cor dessa árvore – o pau-brasil – se assemelhava bastante à cor que a madeira (e outros materiais) assume ao incendiar e assumir a forma de “brasa”.

O tronco do pau-brasil

O tronco do pau-brasil

Foi justamente essa semelhança da cor do tronco da árvore com a cor da brasa que originou o nome da árvore: pau-brasil.

Aí foi uma questão de língua portuguesa: Os colonizadores poderiam tê-lo chamado de pau-braseiro, pau-brasante, pau-brasino, pau-brasança ou tantos outros sufixos que a língua dispõe :) Mas…

…escolheram o termo brasil.

Sendo assim, brasil está para brasa assim como vil está para vilão (Ex.: Que sujeito mais vil).

Cor de brasa

Cor de brasa

Menos mal.

Vai que os colonos tivessem denominado a tal madeira de pau-laranja…

…e hoje nosso país se chamaria Laranjil, e todos nós seríamos laranjeiros.

Melhor não! ;)

As cores da bandeira brasileira

Essa noção de que a palavra brasil deriva da palavra brasa sempre me deixou curioso do porquê da nossa bandeira não trazer a cor laranja-brasa em suas cores, já que esta cor foi tão importante na história do nosso país.

Não é tão bonita, mas seria mais autêntica

Não é tão bonita, mas seria mais autêntica

Realmente prefiro as cores atuais, nossa bandeira brasileira é de fato uma bela bandeira. Mas ainda acho que a cor laranja-brasa foi injustiçada, já que deu o nome ao nosso país, mas ficou de fora de sua bandeira.