Metáfora? O que é isso?

Metáfora? O que é isso?

Muito curioso pensar que se todo cristão, desde o iniciozinho do cristianismo, adotasse a mesmíssima postura de Jesus, branda, tolerante e não agressiva, adepta da persuasão pelo diálogo inteligente e não pela força, o cristianismo jamais teria chegado onde chegou.

O Cristianismo, como qualquer outra instituição que deseja se expandir (não questionemos aqui a necessidade dessa expansão), precisou usar a força pelo motivo óbvio: Não adianta usar a inteligência com quem não quer se convencer, ou com quem não tem nenhuma.

Mestre, ensinai-nos metáfora

😉

O fato é que há uma passagem bíblica bastante controversa:

Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Mateus 10, 34

Se Jesus quis aludir à uma guerra ideológica, cujas armas seriam de ideias e não de fogo, foi muito infeliz em sua afirmação, porque não levou em conta que seus irmãozinhos tem uma capacidade ilimitada de levar as coisas ao pé da letra. Se hoje a maioria das pessoas ainda não consegue entender figuras de linguagem — e eu percebo isso muito no facebook, onde você faz uma graça qualquer e o pessoal leva a sério e vem te explicar o que na verdade foi uma ironia — imagine há 2000 anos atrás.