Leitorzinho indignado d´O Globo:

“A fúria da natureza existe. Só não é maior do que a incompetência e descaso de nossos governantes e políticos”

Ridículo o povinho balançando a cabeça crente que a culpa pela catástrofe no Rio de Janeiro cabe única e exclusivamente aos políticos.

Será que na Indonésia os políticos são culpados pelas consequências dos tsunâmis também?

Nenhum governante na face da Terra conseguiria prever um volume de chuvas como o ocorrido e muito menos resolver o problema das ocupações irregulares naquela região. É muita gente, muita casa, muito barraco, muito morro, muito descaso sim, mas também, muito desrespeito às leis, muito jeitinho, muita improvisação.

Embora o alto número de vítimas das chuvas seja resultado da precária política de habitação do país e do total descaso quanto a ocupação desordenada do solo, ainda assim acho que é humanamente impossível monitorar cada canto da serra, quanto mais dar destinação adequada a toda aquela gente. Lamentável, mas catástrofe é catástrofe. Ninguém tem culpa. Azar de quem estava lá.

E a gente aqui fica se consolando acreditando que é algum tipo de carma terrível que esse povo está vivenciando. Se você não acredita em carma, vai ter que acreditar que é um castigo de Deus mesmo. E se você não acredita nem em carma, nem em Deus, fica com o azar mesmo. Ou ainda, se preferir, faça como o leitor indignado d´O Globo e bote a culpa nos outros.