O segredo está em saber usar as marchas

Muitas dicas para economizar combustível se baseiam em deixar a manutenção do veículo em dia. Realmente esta é uma ótima dica para economizar combustível. Pneus calibrados e alinhados e o motor regulado, entre outros ajustes, ajudam em muito na economia de combustível. Porém há uma outra técnica mais efetiva, que permitirá economizar algo entre 20 e 30% do combustível do seu carro.

Esta técnica diz respeito a dirigir com moderação e paciência. Para pôr em prática esta técnica para economizar combustível, você deve deixar a pressa em casa. Quanto mais rápido você quiser chegar ao seu destino, mais combustível você gastará. Uma alternativa a deixar a pressa em casa, é sair rumo ao seu destino com mais antecedência. Planejamento é fundamental em tudo na vida :)

Se o seu carro tiver o contador de RPM (rotações por minuto) do motor, será mais fácil implementar esta técnica. O segredo está em deslocar o veículo normalmente, porém sem acelerá-lo demais. Neste caso recomendo nunca deixar o motor ultrapassar os 2000 rpm. Engate a primeira marcha e arranque. Porém em vez de esgoelar o motor para acelerar mais rápido, mantenha a aceleração baixa e troque para a segunda marcha. Assim que o seu carro pegar um pouco mais de velocidade, antes que ele atingir os 2000 rpm, mude para a terceira, e assim por diante, até você chegar à quinta marcha, deslocando seu veículo normalmente. Mesmo se estiver transitando lentamente, procure utilizar a maior marcha possível e a menor aceleração possível (normalmente ao largarmos o acelerador, o carro segue normalmente em marcha lenta). Marcha maior = Aceleração menor. A essência desta técnica é deslocar o carro através da utilização das marchas, e não da aceleração exagerada.

Com esta sugestão de se levar o automóvel com baixa aceleração, você chegará no mesmo lugar porém talvez levando um pouco mais de tempo. Acredito que vale a pena transformar o seu tempo em um pouco a mais de dinheiro no seu bolso, sem contar que dirigindo assim você reduzirá drasticamente as chances de algum acidente. Prudência, calma e educação no trânsito nunca são demais, afinal, são vidas iguais as nossas em jogo.

Porém você deve tomar muito cuidado em vias de trânsito rápido, onde talvez seja necessária alguma aceleração maior para se adequar à velocidade corrente na via. Não podemos nunca atrapalhar o trânsito por motivos pessoais.

E boa sorte!