Respondendo ao comentário de uma leitora, lembrei de uma percepção que tive há alguns anos, e que depois fui ter confirmada através de uma frase dessas com a qual nos deparamos inesperadamente, mas que nos dizem mais do que muitos livros podem dizer. A frase é esta:

Sua perspectiva da experiência muda a lição que você aprende. Gerald Griffin

A perspectiva com a qual encaramos uma lição, problema ou decisão, muda drasticamente a lição aprendida.

O primeiro passo de muitos

O primeiro passo de muitos

Isso significa que muitas vezes você precisa  dar qualquer passo que seja em direção ao seu objetivo, do jeito que for possível, e esse pequeno primeiro passo promoverá formas diferentes de lidar com a situação, e dessa forma novas alternativas e possibilidades vão surgindo. E quando você ver, está solucionando seu problema ou tomando decisões às quais não era possível enxergar no início de tudo.

Da mesma forma, quando estamos diante de um dilema, podemos não estar enxergando todas as alternativas possíveis. Por isso é tão indicado muitas vezes diante dessa situação, “dar um tempo” e “largar” o problema na mente, para que com esse tempo possibilitemos que novas possibilidades de decisão surjam e se mostrem diante de nós. Essa é uma dica especialmente válida quando estamos imersos em situações difíceis cuja decisão nos parece impossível.

Saber dar um tempo pode ser crucial.

Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio e a verdade me é revelada. Albert Einstein

Com leitura isso também acontece. Você lê um livro uma vez, aprende alguma coisa e tal, e o guarda. E vai vivendo e tocando a vida. Depois de um tempo, você decide reler aquele livro e de repente um mundo maravilhosamente novo se descortina com aquela leitura. Porque agora você está mais preparado para aquelas lições.

É porque para aprender certas lições, temos antes que aprender certas lições menores que servem de pré-requisitos para as lições mais importantes. Sim, eu sei que isso é óbvio, mas e quem consegue observar a própria situação com tanto dicernimento assim, principalmente em situações dinâmicas que nem sempre nos permitem refletir adequadamente?

Uma pequena mudança pode ser o início de uma grande mudança.

Um pequeno movimento aqui muda totalmente o panorama a nossa frente.

Pequenos gestos são sementes de novas situações.

Você cria seu próprio universo à medida que avança.