Recentemente, viajei para a Serra Catarinense. Eu e a esposa demos uma passada pelas quatro principais cidades de lá: São Joaquim, Lages, Urupema e Urubici, onde nos hospedamos.

Urubici tem vários atrativos naturais. A maioria demonstra a grandeza da natureza da qual fazemos parte. Mas o ponto que mais me chamou a atenção foi a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Embora também seja um atrativo natural, e muito bonito, é o que mostra a grandeza e a beleza da fé das pessoas.

Gratidão

Gratidão

Me surpreendeu a quantia de plaquinhas de reconhecimento pelas graças alcançadas (a da imagem acima é apenas uma de umas trinta) e outros objetos, como quadrinhos com relatos de histórias de milagres, santinhos, flores e várias muletas devolvidas à gruta como demonstração de que seus antigos donos voltaram a andar.

Milagres

Milagres

Imagino que em lugares reconhecidamente religiosos, deve haver muito mais dessas demonstrações de fé, milagres e gratidão. Mesmo assim, me surpreendeu TANTAS manifestações num lugar escondido, de uma cidade escondida.

E durante a visita me veio à mente essa visão cientificista de que TUDO isso não passa de crendices e acasos.

Realmente tenho dificuldade de ver as coisas assim. Me soa impossível que TODAS essas manifestações de fé e gratidão sejam meros fatos casuais e coincidentes. Ao contrário, elas só me convencem de que o materialismo filosófico é só mais um paradigma, o qual não abarca em sua lógica toda a miríade de experiências humanas.

***

Veja todas as fotos da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes  e confira várias outras imagens desse lugar de astral tão incrível.

Ou veja a galeria da Gruta no meu perfil do Facebook.