Pai Rico - Desenvolva Sua Inteligência Financeira

Pai Rico – Desenvolva Sua Inteligência Financeira

Resenha divulgada

Há anos, Robert Kiyosaki acredita fortemente que o melhor investimento que alguém pode fazer é dispor de tempo para entender verdadeiramente como suas finanças funcionam. No livro Pai Rico – Desenvolva sua Inteligência Financeira, o autor nos ensina os 5 princípios da inteligência financeira e fornece insights e os passos para a obtenção de riqueza. Este livro não lhe dirá o que fazer. Ele não é sobre aconselhamento financeiro. É sobre tornar-se financeiramente competente. Desse modo, você poderá processar as próprias informações e encontrar o caminho para o nirvana financeiro. Em suma, este livro é sobre enriquecer tornando-se financeiramente competente e desenvolvendo seu QI financeiro.

  • Editora: Campus
  • Autor: ROBERT KIYOSAKI
  • ISBN: 9788535231199
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2008
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 216
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio

Minha opinião sobre o livro Pai Rico – Desenvolva sua Inteligência Financeira

Há um ano e meio atrás tive a oportunidade de ler o primeiro livro de Robert Kiyosaki, Pai Rico, Pai Pobre, logo após a leitura de O Homem mais Rico da Babilônia e do livro Segredos da Mente Milionária e a partir de então muita coisa mudou no meu ponto de vista sobre a vida e como lidamos com o dinheiro. Consequentemente, minha própria vida veio mudando aos poutos devido ao conhecimento adquirido nestas leituras e nas inúmeras leituras subsequentes, todas resenhadas neste site. Mas não, não se engane, não pense que sou um ingênuo sonhador que acha que vai ficar milionário só porque leu esses livros. Mas uma certeza eu adquiri: A de que minha estabilidade financeira é só questão de tempo.

Dentre as lições mais importantes transmitidas pelos autores dos citados livros, sem dúvida a mais importante poderia ser resumida da seguinte forma:

Se comprometer consigo mesmo e sempre fazer o possível para aprender tudo que for necessário para continuar desenvolvendo nosso conhecimento sobre as leis do dinheiro e das finanças.

Como você pode observar através das várias resenhas presentes nesse site, foi algo que levei a sério. E tem valido a pena. Esse foi um dos motivos que me levou a adquirir o livro Pai Rico – Desenvolva sua Inteligência Financeira: Justamente o caráter “educativo” presente no termo “Desenvolva sua Inteligência Financeira”. Eu queria saber “o que” de tão relevante Mr. Kiyosaki tinha para nos falar, já que pelo que tenho visto em algumas outras resenhas, o único livro realmente inovador escrito por ele era o primeiro, sendo todos os outros livros da série Pai Rico uma sequência de desdobramentos da idéia inicial. Entretanto o tema deste, que é dos mais recentes da série, me chamou a atenção, e o adquiri.

Em relação ao conteúdo, Robert Kiyosaki divide o que ele denomina Inteligência Financeira em cinco itens, ou QIs distintos:

#1 – Fazer mais dinheiro
#2 – Proteger seu dinheiro
#3 – Controlar seu orçamento
#4 – Alavancar seu dinheiro
#5 – Melhorar suas informações financeiras

Eu gostei muito do modo como o autor detalhou cada um desses itens, porque são conceitos que todos nós já ouvimos falar e conhecemos de alguma forma, mas de uma forma superficial, para a qual não costumamos dar o devido valor e importância.

Como você pode observar, o 5° item diz respeito justamente à lição citada acima, sobre o eterno aprendizado que uma pessoa disposta a progredir financeiramente deve se submeter, já que tal ensinamento não nos é dado na escola. Crítica esta, aliás, que é a marca registrada do autor e base de sua mensagem. Ou seja, a comparação no modo de agir de ricos e pobres e a crítica sempre atual sobre o sistema educacional, o qual foi preparado para educar nosso lado intelectual e nos encher de habilidades muitas vezes desconformes com nossas aptidões naturais, ao passo em que deixa a desejar quanto a educação financeira e eu aqui, me estendo nessa crítica, na medida em que eu acho que todos nós deveriamos ter aulas de política, cidadania, finanças, comportamento, etc desde a mais tenra idade, para não nos formarmos adultos alienados sem a menor noção do que podemos e precisamos fazer na vida.

O autor critica também, repetidamente, o modo como os governos conduzem as contas públicas de forma incompetente e na contramão do seria o ideal, punindo os setores eficientes com cortes de orçamento ao passo em que agracia os setores ineficientes com aumentos no orçamento público.

Kiyosaki também passa alguns conceitos sobre aprendizado, sobre nosso cérebro, sobre o conceito de inteligências múltiplas proposto por Howard Gardner, (autor este cujas idéias tive a sorte de pesquisar durante a faculdade), e também sobre as melhores atitudes a se tomar para desenvolver-se enfrentando os próprios medos. Sobre o entendimento de como certas experiências da vida nos proporcionam superações que poderão ser fundamentais em nosso futuro, o autor usa muito sua própria história.

O conteúdo realmente é bom e aprofundado. Vale ressaltar, que como o próprio autor admite, ele não é um “bom escritor” e sim um “bom vendedor”. Com isso prepare-se para repetições e repetições de certos temas. Fora esse detalhe, as informações que ele nos traz neste livro são realmente valiosas e podem mudar a vida de quem está procurando por progresso financeiro.

Enfim, se você já leu o livro Pai Rico, Pai Pobre anteriormente e está disposto a complementar aquele conhecimento, recomendo esta leitura. Se não leu aquele livro ainda, recomendo sua leitura previamente, para você compreender inteiramente o “espírito” Kiyosaki de falar sobre dinheiro, muito embora este livro aqui resenhado possa também ser lido isoladamente.

Comprar livro Pai Rico Pai Pobre

Escolha a livraria de sua preferência: -> Saraiva -> Cultura

Pai Rico - Desenvolva Sua Inteligência Financeira

Pai Rico – Desenvolva Sua Inteligência Financeira