Candlestick Livro

Resenha

A análise dos gráficos de Candlestick é uma técnica amplamente utilizada pelos operadores de bolsas de valores no mundo inteiro. De origem japonesa, este refinado método avalia o comportamento do mercado, sendo muito eficaz na previsão de mudanças em tendências, o que permite desvendar fatores psicológicos por trás dos gráficos, incrementando a lucratividade dos investimentos.

O livro Candlestick oferece um método para ampliar lucros na Bolsa de Valores é uma obra bem estruturada e totalmente ilustrada. A preocupação do autor em utilizar uma linguagem clara e acessível a torna leve e de fácil assimilação, mesmo para leigos. Cada padrão de análise abordado possui um modelo com sua figura clássica, facilitando a identificação. Depois das características, das peculiaridades e dos fatores psicológicos do padrão, é apresentado o gráfico de um caso real aplicado a uma ação negociada na Bovespa. Este livro possui, ainda, um índice resumido dos padrões para pesquisa rápida na utilização cotidiana.

  • Editora: Novatec
  • Autor: CARLOS ALBERTO DEBASTIANI
  • ISBN: 9788575221181
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2007
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 200
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio

Opinião sobre o livro Candlestick

Comprei esse livro meio que por curiosidade. É um livro do tipo “manual” com uma grande sequência de padrões gráficos e suas explanações sobre o que significam quanto ao comportamento dos investidores.

O livro Candlestick oferece um conhecimento que serve para aprimorar suas análises e ficar por dentro das origens dos gráficos de candles. Há vários padrões que podem ajudá-lo em suas análises, mas só isso, ajudá-lo…

Porém não me parece indicado pautar-se unicamente pelos gráficos para aplicar o seu dinheiro. Conforme já relatei em resenhas anteriores, a análise gráfica, seja a oriental, com os candlesticks, seja a ocidental, com as noções de linhas de tendência, suporte, resistência, etc, são superficiais e convenhamos, imprevisíveis. Depois do gráfico formado, é fácil dizer que há ali uma tendência. Bom, essa é a minha opinião.

Acho que quem se propõe a aplicar grandes quantias (ou mesmo pequenas) na bolsa, não pode se dar ao luxo de ser superficial em suas análises. Va lá, confira os indicadores fundamentalistas, tenha certeza que não é uma empresa a beira da falência, depois analise os indicadores técnicos, e também, é claro, os gráficos. Quando um conjunto de indicadores apontar uma boa operação, vá em frente, do contrário, esqueça. O segredo no investimento em ações é reduzir as incertezas, já que você nunca conseguirá eliminá-las. E, em minha modesta opinião ;-) a melhor forma de reduzir as incertezas é usando TODAS as MELHORES ferramentas e INFORMAÇÕES que estiverem ao seu alcance.

Enfim, é um livro bom para você manter em sua estante “financeira” para consultas esporádicas e para fins de conhecimento e curiosidade. Mas seus estudos certamente devem ir além.