Resenha divulgada

Pai Rico Pai Pobre

Pai Rico Pai Pobre

O objetivo do livro Pai Rico, Pai Pobre é o de partilhar percepções quanto à maneira como uma maior inteligência financeira pode ser empregada para resolver muitos dos problemas comuns da vida. Sem treinamento financeiro, freqüentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais.

Segundo o autor Robert Kiyosaki, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decidimos ser rico, pobre ou classe média. Dividir este conhecimento com os filhos é a melhor maneira de prepará-los para o mundo que os aguarda. Ninguém mais o fará.

  • Editora: Campus
  • Autor: ROBERT T. KIYOSAKI
  • ISBN: 853520623X
  • Ano: 2002
  • Edição: 53
  • Número de páginas: 186
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio

Minha opinião sobre o livro Pai Rico, Pai Pobre

Este é um clássico da literatura sobre educação financeira. É daqueles livros que somente o fazem se arrepender de não ter lido antes. O slogan “O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro” resume bem o conteúdo de Pai Rico, Pai Pobre. Trata do conhecimento e atitudes necessárias para alcançar a independência financeira na vida, questionando um “lema” muito presente na sociedade. Todo mundo diz: “Estude para ter um futuro melhor”. Isso é consenso entre as pessoas. Mas é uma verdade relativa. Não basta estudar e se tornar Phd em alguma área. O seu salário poderá muitas vezes não ser suficiente para o seu padrão de vida. Isso se houver salário, já que as pessoas normalmente estudam para serem empregados, e correm o risco do desemprego. Na verdade podem estudar o que quiserem e atuar na área econômica que quiserem, no entanto, a mensagem do livro é bem clara quanto ao conceito de que apesar de poder exercer a atividade que você quiser na vida, não pode deixar de estudar TAMBÉM como o dinheiro funciona, quais são as melhores formas de se obtê-lo sem precisar trocar suas horas de trabalho por ele, e principalmente, estudar e aprender sempre novas e melhores formas de MANTER o seu dinheiro.

O autor Rober Kiyosaki vai discorrendo entre as diferenças entre estudar para conseguir um bom emprego e estudar formas melhores de conseguir dinheiro, bem como as diferenças entre o comportamento e pensamento corrente na classe média americana, consumista, (que é semelhante à classe média brasileira) e o comportamento e pensamento dos muito ricos. E essas diferenças são colocadas desde a sua infância, em que percebia que seu pai pertencia ao primeiro grupo, enquanto o pai de um amigo pertencia ao outro, e gradativamente ia percebendo as vantagens de se pensar empreendedoramente em relação ao dinheiro. Após a leitura de Pai Rico, Pai Pobre, seus olhos se abrirão para um novo mundo, mundo no qual se verá com chances reais de chegar à riqueza ou de pelo menos, mudar sensivelmente seu padrão de vida, para melhor. Informação definitivamente é tudo.

Enfim, tenho para mim o que chamo de “trilogia do dinheiro”, que são os livros:

O Homem mais rico da babilônia
Segredos da Mente Milionária
Pai Rico, Pai Pobre

São ótimos livros que se complementam e mudaram o direcionamento não só da minha, mas da vida de muita gente que deu um salto gigantesco a frente obtendo a informação correta de como melhorar o seu padrão de vida e alcançar a independência financeira sustentavelmente.

Sumário do livro – Pai Rico, Pai Pobre

Introdução – Há uma necessidade

LIÇÕES
Capítulo Um – Pai rico, pai pobre
Capítulo Dois – Lição l: Os ricos não trabalham pelo dinheiro
Capítulo Três – Lição 2: Para que alfabetização financeira?
Capítulo Quatro – Lição 3: Cuide de seus negócios
Capítulo Cinco – Lição 4: A história dos impostos e o poder da sociedade anônima
Capítulo Seis – Lição 5: Os ricos inventam dinheiro
Capítulo Sete – Lição 6: Trabalhe para aprender – não trabalhe pelo dinheiro

INÍCIO
Capítulo Oito – Como superar obstáculos
Capítulo Nove – Em ação
Capítulo Dez – Ainda quer mais?
Conclusão – Como pagar a faculdade dos filhos com apenas US$ 7.000

Aja!
Os autores
Leituras Recomendadas

Comprar o livro Pai Rico, Pai Pobre

Saraiva

Cultura

Folha