Os Segredos De George Soros e Warren Buffett

Resenha

Warren Buffett e George Soros começaram do nada e juntaram fortunas bilionárias exclusivamente por meio de investimentos. No entanto, as carreiras desses homens são como água e vinho. Buffett compra ações e empresas a preços baixos e prefere mantê-las para sempre. Soros é famoso por suas apostas extremamente rápidas e de alta alavancagem no mercado financeiro. Sendo assim, o que esses dois investidores podem ter em comum?

Na verdade, Buffett e Soros são adeptos exatamente dos mesmos hábitos e estratégias mentais. O livro Os Segredos de George Soros e Warren Buffet traz essas mesmas atitudes, que também guiam outros grandes investidores e homens de negócios. O sucesso, ou o fracasso, nos investimentos é resultado desses hábitos e das estratégias mentais que os investidores adotam. Além disso, aprender cada um desses hábitos é algo fácil e que pode ser feito por conta própria. Comparando seus hábitos e estratégias aos de Warren e Buffett, o leitor vai aprender o que exatamente precisa fazer para adotar práticas vencedoras e melhorar o desempenho de seus investimentos.

  • Editora: Campus
  • Autor: MARK TIER
  • ISBN: 8535218513
  • Ano: 2005
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 264
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio

Opinião sobre o livro – Os Segredos de George Soros e Warren Buffett

Aqui está mais um grande livro sobre investimentos. Mas este não é técnico, como os outros que resenhei. É quase como uma biografia financeira, conjunta, de Warren Buffet e George Soros, os dois investidores financeiros mais bem sucedidos do mundo. Sempre gostei de biografias e gostei muito de saber um pouco da história de cada um deles. O melhor caminho é se espelhar em quem já chegou lá.

E o ato de se espelhar é mesmo uma das orientações do autor, Mark Tier, que é Master Practitioner em Programação Neurolinguística. Esta ciência, também chamada de PNL afirma, resumidamente, que tudo é possivel a qualquer um, desde que incorporemos a atitude mental e física de quem já alcançou o objetivo que queremos alcançar. Se alguém conseguiu,você pode conseguir também.

Partindo deste princípio, Mark Tier estudou o comportamento dos dois investidores e digeriu essa pesquisa através de 23 hábitos mentais fortemente arraigados no comportamento de Warren e George. Todos surpreendentemente simples. Todos nós temos um ou outro daqueles hábitos, mas dispersos. No entanto, a soma de todos os hábitos citados e descritos permitiram aos dois investidores juntarem suas fortunas. Evidentemente, o autor preferiu dividir em 23 hábitos mentais, sabe-se lá porquê, no entanto você vai perceber que alguns se relacionam ou estão intimamente ligados a outros. De modo que será fácil encontrar não necessariamente AQUELE hábito mental de que você mais carece, mas talvez alguma forma sua de proceder que, em mudando-a, você acabará por renovar toda uma ordem de hábitos mentais seus.

Mas o mais importante do livro Os Segredos de George Soros e Warren Buffet, o que até tive dificuldade para entender num primeiro momento, foi o fato de que os dois investidores não seguem ninguém e pelo contrário, definitivamente, criaram um modo todo particular de investir. É como os automóveis. Tem o sedã, o hatch, a perua, o gipe, a limusine, o compacto, a pick-up, enfim, um modelo para cada necessidade e PERSONALIDADE. Da mesma forma são os investimentos. Há várias estratégias, cada qual mais indicada para diferentes tipos de personalidades. Mas as estratégias mais bem sucedidas, psicologicamente falando, são aquelas que criamos de acordo com o nosso jeito e gosto, ao longo do tempo, começando pequenos, pegando uma parte daquela estratégia e outra parte desta, criando no fim, uma estratégia de operação e/ou investimento só nossa.

Esta nossa estratégia então, sabemos exercer muito bem e é a estratégia com a qual NOS SENTIMOS muito bem exercendo, confiantes com base na experiência adquirida ao longo do tempo. No fim essa é a mensagem do livro por mim compreendida. Só que o que eu entendo por estratégia de investimento, o autor denomina Sistema de investimento, o que é a mesma coisa, é claro.

Sumário do livro – Os Segredos de George Soros e Warren Buffett

Primeira parte – Os segredos de George Soros e Warren Buffet

O poder dos hábitos mentais
Os sete pecados capitais nos investimentos
Preserve o que você tem
George Soros não assume riscos?
O mercado sempre está errado
Você é o que você avalia
Você chama isso de posição
Um centavo economizado é um dólar ganho
Concentre-se no que você sabe fazer de melhor
Se você não sabe quando dizer “sim”, diga “não” sempre
Comece pela letra A
Quando não há nada a fazer, não faça nada
Puxe o gatilho
Saiba quando vender antes de comprar
Não faça emendas ao seus sistema
Admita seus erros
Querer não é poder
Fique de boca fechada
Impostor!Impostor!Impostor!
Não importa o que você tem, gaste menos
Deveríamos pagar para ter este emprego
O mestre em seu ofício
Isto é a sua vida
Aposte em seu próprio negócio
É preciso ser um gênio?

Segunda parte – Criando seus próprios hábitos

Estabelecendo as bases
Esclareça seus objetivos em termos de investimentos
O que você vai avaliar
Conquistando a competência inconsciente
É mais fácil do que você pensa