Resenha divulgada

Jesus, o Maior Psicólogo Que Já Existiu

Jesus, o Maior Psicólogo Que Já Existiu

O livro Jesus, o maior psicólogo que já existiu faz uma abordagem original da relação entre ciência e religião, ligando os principais ensinamentos de Jesus às descobertas recentes da psicologia.

Com base em sua experiência como terapeuta e no seu profundo conhecimento da Bíblia, Mark Baker demonstra por que a mensagem de Cristo é perfeitamente compatível com os princípios da psicologia: ela contém a chave da saúde emocional, do bem-estar e do crescimento pessoal.

Em uma linguagem simples e cativante, ele mostra que, seja qual for a nossa crença religiosa ou filosofia de vida, todos podemos nos beneficiar da sabedoria daquele que, como diz o autor, foi o maior psicólogo de todos os tempos.

Organizado em dezenas de lições concisas, este livro é uma coleção de valiosos exemplos práticos sobre como essa sabedoria comprovada pelo tempo pode nos ajudar a resolver os problemas do cotidiano, a repensar atitudes e a praticar o perdão, a solidariedade e a lealdade, valorizando nossas vidas e nossos relacionamentos com mais amizade e amor.

  • Editora: Sextante
  • Autor: MARK BAKER
  • ISBN: 8575421557
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2005
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 192
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio

Minha opinião sobre o livro Jesus, o maior psicólogo que já existiu

Este livro Jesus, o maior psicólogo que já existiu tem de fato um título apelativo. Mas percebi que é uma leitura leve e muito enriquecedora. Indico enfaticamente aos cristãos praticantes e pessoas com afinidades com a cultura cristã que é o meu caso. Também é muito válido para pessoas que fazem terapia. A leitura ajuda a avaliar os ensinamentos de Cristo sob uma perspectiva terapêutica de forma suave. Portanto não espere encontrar ensinamentos diferentes e aprofundados além do que você já ouviu, a respeito do evangelho de cristo.

A grande sacada do autor Mark W. Baker é reforçar a ligação que há entre religião e a psicologia, sendo ambas formas diferentes de se equilibrar a parte mais esquecida da nossa existência, que é a nossa mente, alma, espírito, seja lá como que você preferir denominar.

Foi um best-seller muito vendido e comentado, que está a um preço bem convidativo atualmente. ACredito que seu grande sucesso se deve justamente ao aspecto leve da leitura, sem se aprofundar muito em conhecimentos tanto teológicos como psicológicos. Fato este que frustrou um pouco as pessoas que tem conhecimentos mais aprofundado sobre psicologia ou religião.

No fundo, para se levar uma vida equilibrada, não é necessário o conhecimento aprofundado de algum conhecimento “difícil”, mas sim o conhecimento e vivência das poucas, simples mas fortes verdades da vida, as quais você vai encontrar em abundância por todo o livro, assim como as encontra conhecendo a breve mas intensa passagem de Jesus junto à humanidade. Neste sentido, o autor pega as passagens mais marcantes dos evangelhos e as exemplifica através de relatos de casos bem sucedidos tratados por ele.

Este é outra vantagem que muito me agradou no livro. Acredito profundamente que só aprendemos ou captamos algo vivenciando o conhecimento. Einstein concluiu que a função de qualquer conhecimento é a ação. Portanto, os aspectos práticos dos ensinamentos sempre me dizem muito. E há vários desses aspectos práticos das passagens dos evangelhos abordadas no livro.

Sumário do livro – Jesus, o maior psicólogo que já existiu

Introdução

Entendendo as pessoas – Primeira Parte
Entendendo como as pessoas pensam
Entendendo as pessoas: elas são boas ou más?
Entendendo o crescimento
Entendendo o pecado e a psicopatologia
Entendendo a religião
Entendendo o vício

Conhecendo a si mesmo – Segunda parte
Conhecendo os seus sentimentos
Conhecendo o seu inconsciente
Conhecendo a verdadeira hummildade
Conhecendo a verdadeira humildade
Conhecendo o seu poder pessoal
Conhecendo o seu verdadeiro valor

Epílogo
Notas