Como Se Transformar Em Um Operador e Investido De Sucesso

Resenha

Este livro ensina: como se tornar um negociante calmo, tranqüilo e controlado, como usar o computador para achar bons negócios, como desenvolver um sistema de comércio poderoso e como encontrar negócios promissores. Alexander Elder mostra como disciplinar sua mente, apresenta os métodos para negociar com o mercado e como gerenciar suas finanças para que o negociante mantenha-se firme no mercado.

Opinião sobre o livro – Como se transformar em um operador e investidor de sucesso

Aqui está um ótimo livro sobre o mercado de ações. Apesar de ter sido ambientado com base na experiência do autor – Alexander Elder – de 1993, ano em que foi lançado pela primeira vez, continua atualíssimo.

Extremamente prático e didático, você entenderá que a operação no mercado vai além da análise gráfica. Não cita em nenhum momento a análise fundamentalista das empresas, algo que considero fundamental antes de por seu dinheiro em ações de empresas que estão quebradas e você nem sabe, como aconteceu comigo inicialmente. Entendo que antes de comprar suas ações, você deve pesquisar um mínimo sobre como vai a empresa. Mas depois que você faz isso, este livro lhe trará todas as orientações possíveis para você comprar na hora certa, através da análise gráfica e principalmente, da análise técnica, para identificar possíveis – e consistentes – tendências.

Diferença entre análise gráfica e análise técnica

Não sou vivido no mercado financeiro, muito pelo contrário, estou operando a poucos meses, mas estudei o suficiente para perceber que as pessoas se confundem e acham que análise gráfica e análise técnica são a mesma coisa. Pelo meu entendimento, não é. Análise gráfica é quando você quer operar somente tentando identificar baixas e altas com base num gráfico das cotações de determinada ação. Esse sistema é raso, superficial e dá margem a muitos erros. Com este livro aprendi que você pode diminuir as chances de perder utilizando, em conjunto com os gráficos de cotações, outros gráficos técnicos como Médias Móveis, MACD, IFR, Williams %R, Estocástico, e outros ainda, que lhe possibilitam uma análise mais técnica e aprofundada do comportamento dos preços e que, quando todos ou a maior parte deles indica uma mesma direção juntos, suas chances de ganhar aumentam razoavelmente.

Psicologia financeira

O livro Como se transformar em um operador e investidor de sucesso também traça um amplo e profundo panorâma do comportamento do investidor diante das emoções que o envolvem durante os pregões e nos dá dicas de como nos comportarmos diante desse fato evidente e imutável. Você não pode controlar o mercado, mas pode controlar a si mesmo.

Gestão do Risco

Dica: Antes de iniciar a leitura do livro, vá até o finzinho e leia o capítulo Gestão do Risco. De pouco adianta aprender a analisar gráficos e índices sem ter em mente que perder 5% já é inaceitável. Eu não via assim. Quando vi que a porcentagem máxima recomendada para manutenção do capital é de 2% dele, comecei a entender a verdadeira função da ordem STOP. Aprenda uma coisa: Perder dinheiro não é aceitável e você deve fugir desta situação como o diabo foge da cruz.

Conclusão

Me permita esclarecer que antes de ler este livro, eu já havia feito minha primeira operação e tive minha primeira, pequena mas não menos atordoante perda. Portanto muitos termos citados pelo autor eu já conhecia na prática. Sem um mínimo de vivência, seu proveito com este livro será pouco. É como andar de bicicleta, ou você sobe sobre ela e banca os tombos, ou não vai aprender. Vejo que aprender sobre o mercado financeiro ou na verdade, sobre qualquer outra coisa, é a mesma coisa. A vida é feita de ações práticas. Aja e vá se instruindo ao mesmo tempo. Por fim, recomendo fortemente a leitura deste livro para quem quer iniciar ou se aprofundar na análise técnica das ações. Mas friso: Em relação ao título do livro, Como se transformar em um operador e investidor de sucesso, a ênfase está mais em Como se transformar num OPERADOR do que num INVESTIDOR. São coisas diferentes e você poderá entender a diferença estudando sobre a análise fundamentalista das empresas e também sobre o comportamento de Warren Buffet, um dos maiores e mais bem sucedidos investidores do mundo. Portanto, não posso deixar de sugerir que antes de você pôr seu dinheiro suado nas ações de uma empresa, estude um pouco de seus fundamentos antes e jamais arrisque numa empresa que está quebrada. E há várias delas, inclusive no rol das bambambans do Ibovespa.

Sumário do Livro – Como se transformar em um operador e investidor de sucesso

Introdução
Operar nos mercados – a última fronteira
A psicologia é a chave
As chances estão contra você

Psicologia Individual
Por que operar nos mercados?
Fantasia versus realidade
Gurus do mercado
Autodestrutividade
Psicologia das operações de mercado
Lições dos AA sobre operações de mercado
Perdedores anônimos
Vencedores e perdedores

Psicologia de Massa
O que é preço?
O que é o mercado?
A cena das operações no mercado
A multidão do mercado e você
Psicologia das tendências
Gestão versus previsão

Análise de gráficos Clássica
Gráficos
Suporte e resistência
Tendências e faixa de negociação
Linhas de tendência
Gaps
Padrões dos gráficos

Análise Técnica Computadorizada
Computadores nas operações de mercado
Médias móveis
Convergência-divergência da média móvel (MACD) e histograma MACD
O sistema direcional
Momentum, taxa de mudança e taxa de mudança ajustada
Williams %R
Estocástico
Índice de Força Relativa

Os elementos essenciais negligenciados
Volume
Indicadores baseados em volume
Contratos em aberto
Herrick Payoff Index
Tempo

Indicadores do Mercado de Ações
New High-new low index (índice nova máxima-nova mínima)
Traders Index e outros indicadores do mercado de ações
Indicadores Psicológicos
Indicadores de consenso
Indicadores de posições

Novos Indicadores
Elder-ray
Índice de força

Novos Indicadores
Sistema de negociação triple Screen
Sistema de negociação parabólico
Sistemas de negociação em canal

Gestão do Risco
Emoções e probabilidades
Gestão do dinheiro
Operações de saída