Operando Na Bolsa De Valores Utilizando Análise Técnica

Resenha

O mercado de ações sobe e cai. Algumas pessoas ganham dinheiro com esses movimentos, enquanto outras ficam tentando entender o porquê dessa oscilação. Antes de começar a operar na Bolsa, você precisa decidir em que lado deseja estar. Caso deseje estar ao lado dos que ganham dinheiro, este é o livro certo para você.

O Livro Operando na Bolsa de Valores Utilizando Análise Técnica ensina a utilizar a análise técnica como uma ferramenta para interpretar os sentimentos envolvidos no mercado e, a partir desses sentimentos, determinar os prováveis movimentos dos preços. O livro faz isso de forma simples e prática, indicando os melhores pontos de entrada e saída de cada operação por meio de uma linguagem clara e acessível a todos, mesmo para aqueles que estão tendo contato com essas ferramentas pela primeira vez. Além disso, todas as operações são devidamente ilustradas com gráficos reais de empresas brasileiras com ações negociadas na Bolsa de Valores.

Por fundamentar-se em probabilidades e não em certezas, a análise técnica precisa trabalhar em parceria com outras técnicas, tais como money management e gestão de risco, que também são abordadas neste livro de forma simples e com exemplos do dia a dia.

  • Editora: Novatec
  • Autor: JOSEILTON S. CORREIA
  • ISBN: 9788575221563
  • Ano: 2008
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 256
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio

Opinião sobre o livro – Operando na Bolsa de Valores

A única leitura que havia feito sobre análise técnica no mercado de ações, além de leituras superficiais da internet, era a de Alexander Elder, cujo livro já tem a resenha feita aqui. Comprei este livro de Joseilton Correia para ver o ponto de vista de um operador – e autor – brasileiro, sobre as operações na bolsa de valores.

Gostei bastante do que encontrei. A abordagem é leve sem ser superficial. Foi um ótimo complemento ao livro anteriormente citado. Joseilto se atém ao essencial, ou seja, aquilo que um operador iniciante precisa realmente saber para iniciar suas operações.

Repito aqui o que sempre tenho dito. Antes de iniciar a leitura, cadastre-se numa corretora e faça a sua primeira operaçãozinha com o homebroker. Compre suas primeiras ações de alguma empresa conhecida, para você saber do que os autores falam durante seus livros e orientações. É impossível para o iniciante apreender tudo que um autor discorre sobre operações sem ter “colocado a mão na massa” ao menos uma vez.

Se você pretende adquirir algum livro para se aprofundar na análise técnica, comece por este, que é mais sucinto, e escrito por um brasileiro, e depois não deixe de complementar sua leitura com o livro Como se transformar num Operador e Investidor de Sucesso, de Alexander Elder. Sem dúvida, se você captar bem o conteúdo desses dois livros, não estará 100% (acho que nunca estaremos) no entanto será um bom começo, lhe fornecendo uma base sólida de conhecimento.

Duas coisas me agradaram em especial no Livro Operando na Bolsa de Valores Utilizando Análise Técnica:

– As várias técnicas de “entrada” e “saída” das operações, afinal, de nada adianta a teoria sem bons exemplos para entendermos de fato o que é explicado.

– A orientação, semelhante a de Alexander Elder, de se iniciar a análise através de gráficos semanais, para depois passarmos aos gráficos diários, nos provendo desta forma de um ponto de vista mais amplo do direcionamento das cotações do papel que analisamos. Somente depois vamos refinar a nossa analise através das outras técnicas, explicadas no livro através do conceito de camadas: Gráfico, Médias Móveis, Fibonacci e Indicadores técnicos.

O que senti falta foi a ausência do Histograma MACD nessas camadas, pois observei no primeiro livro aqui citado ser um eficiente indicador antecedente e que tem me ajudado sobremaneira em minhas operações. Mas resumindo, é um ótimo livro, perfeito para quem está iniciando no mundo dos investimentos em renda variável.