Os Axiomas de Zurique

Resenha divulgada

Os banqueiros suíços ensinam como ganhar dinheiro em qualquer lugar no mundo. Você será sempre bem-sucedido no mundo dos negócios se seguir regras sobre risco, mobilidade, intuição, esperança e padrões. Logo depois da Segunda Guerra mundial um grupo de banqueiros e empresários suíços resolveu ganhar dinheiro investindo em várias frentes, de ações a imóveis, de mercadorias a moeda. No livro Os Axiomas de Zurique você encontra as regras infalíveis que os banqueiros estabeleceram para diminuir os riscos enquanto aumentavam cada vez mais os lucros. São 12 axiomas principais e 16 secundários que se aplicam a qualquer tipo de investimento. Em Os Axiomas de Zurique o leitor encontrará a chave para investir com sucesso à moda suíça.

  • Editora: Record
  • Autor: MAX GUNTHER
  • ISBN: 8501033502
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2004
  • Edição: 9
  • Número de páginas: 155
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio

Minha opinião sobre o livro – Os Axiomas de Zurique

Jà li outras resenhas e comentários sobre Os Axiomas de Zurique e percebi que os outros leitores talvez não tivessem atentado para a forte e inevitável mensagem deste livro. Particularmente, eu o considerei senão o melhor, mas talvez o mais essencial dos livros de investimento. Porque o autor Max Gunther passa uma mensagem que, tenha ela se baseado no conhecimento e prática dos suíços ou não, é extremamente realista e prática. Como o próprio autor comenta, no início de seu livro: “O assunto deste livro é: apostar para ganhar”.

Ele identificou 12 grandes axiomas (ou princípios) e outros 16 axiomas menores. E este axiomas resumem de forma prática e sem ilusões todas as grandes questões pelas quais os investidores passam mais cedo ou mais tarde. Curto prazo ou longo prazo? Diversificar ou concentrar? Os axiomas esclarecem todos esses conceitos nebulosos em que os jornalistas muitas vezes mais complicam do que esclarecem.

Veja este parágrafo sobre a diversificação:

A maioria de nós, aventureiros de classe média, começamos as nossas proezas especulativas com um capital limitado. Digamos que você dispõe de 5.000 dólares, e quer que o seu bolso cresça. O que vai fazer com seu dinheiro? A sabedoria convencional manda diversificar. Fazer dez apostas de 500 dólares cada. Seriam, por exemplo, 500 dólares de GM, já que a indústria automobilística parece numa boa fase; 500 no open, para o caso de as taxas subirem; 500 em ouro, para cobrir a possibilidade de tudo o mais dar errado, e assim por diante. Pronto: todas as eventualidades estão cobertas. Dá um friozinho na barriga, não dá? Você está protegido de praticamente todos os perigos – inclusive do perigo de enriquecer.

Por exemplo: Muitos se consideram investidores, porque se aprofundam no conhecimento da empresa na qual investem. Outros são considerados especuladores, porque não se “prendem” ao seu objeto de investimento. Max Gunther afirma que isso é tudo balela. No fundo todos somos especuladores e apostamos no êxito de nosso investimento.

Gostei muito desse ponto de vista pois realmente me parece que na verdade especulamos em tudo na vida. Apostamos quando casamos, quando assumimos um emprego, quando o trocamos, quando viajamos (a viagem pode ser uma droga) ou apostamos quando preparamos uma receita. Sabe porquê? Porque o futuro é incerto.

Seja a área do conhecimento e atividade humana que for, a incerteza nos acompanha. Por exemplo, sua receita de bolo pode dar errado, por mais experiente que você possa ser. Como dizem os americanos: “Merdas acontecem”.

Enfim, gostei muito mesmo do livro Os Axiomas de Zurique. Certamente minha visão atual de investimentos não seria a mesma sem esta leitura absolutamente simples e cartesiana.

Sumário do livro – Os Axiomas de Zurique

Introdução:
O que são e como foram criados os Axiomas.
O 1º Grande Axioma: DO RISCO
O 2º Grande Axioma: DA GANÂNCIA
O 3º Grande Axioma: DA ESPERANÇA
O 4º Grande Axioma: DAS PREVISÕES
O 5º Grande Axioma: DOS PADRÕES
O 6º Grande Axioma: DA MOBILIDADE
O 7º Grande Axioma: DA INTUIÇÃO
O 8º Grande Axioma: DA RELIGIÃO E DO OCULTISMO
O 9º Grande Axioma: DO OTIMISMO E DO PESSIMISMO
O 10º Grande Axioma: DO CONSENSO
O 11º Grande Axioma: DA TEIMOSIA
O 12º Grande Axioma: DO PLANEJAMENTO

Comprar o livro – Os Axiomas de Zurique

Saraiva

Cultura

Folha