Para Ser Grande

Para Ser Grande

Resenha divulgada

A jornalista Marina Vidigal entrevistou 20 grandes empresários brasileiros para que eles revelassem suas histórias de sucesso. A cada depoimento encontramos lições de vida, de valores, de superações e de conquistas, como de Camilo Cola, que começou trabalhando como lavador de caminhões, lutou na Segunda Guerra Mundial e, na volta, investiu na compra e venda de caminhões e, mais tarde, em transporte coletivo. Hoje, a Viação Itapemirim é a maior companhia de ônibus da América do Sul; Tem ainda a história de Aleksandar Mandic, que deixou um emprego na Siemens para abrir seu próprio negócio e acabou se tornando o pai da Internet no Brasil, e várias outras.

  • Editora: Panda Books
  • Autor: MARINA VIDIGAL
  • ISBN: 9788562900006
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2009
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 296
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio

Minha opinião sobre o livro Para Ser Grande

Aqui está um livro altamente indicado para você que tem espírito empreendedor e está em busca de vitórias e conquistas. Indicado a todo profissional que busca por bons exemplos para se espelhar, o livro Para Ser Grande traz a essência da luta de 20 grandes personalidades do empreendedorismo brasileiro. Conhecer as experiências alheias bem sucedidas nos dá uma injeção de ânimo e forte motivação, na medida em que vamos entendendo que não somos só nós que passamos por dificuldades (as vezes temos essa impressão). E sim, que todos os empresários que chegaram ao ápice de suas carreiras empreendedoras passaram por dificuldades inimagináveis. E mesmo aqueles que vieram do que se pode chamar de “berço de ouro” tiveram a humildade e a extrema garra de se esforçarem até a última gota de energia para verem seus emprendimentos bem sucedidos. Não se engane, o êxito tem preço, e não é barato.

O livro Para Ser Grande traz textos rápidos, mas muito ricos e repletos de detalhes da vida dos entrevistados. A autora demonstrou grande capacidade de sintetizar em poucas páginas toda a história dos grandes personagens que entrevistou. Em nenhum momento da leitura você fica com aquela sensação de incompletude em relação às histórias relatadas, muito pelo contrário, cada detalhe das histórias pareceu escolhido a dedo, de forma a completar e nos mostrar toda a riqueza de experiências que os empresários tem para compartilhar.

Os ramos de atuação dos empresários são os mais diversos e acabamos por nos identificar especialmente com alguns devido às nossas próprias aptidões. Particularmente, gostei muito de conhecer as trajetórias de Chieko Aoki, da Blue Tree Towers, de Cristiana Arcangeli, da Phytoervas e de Washington Olivetto, da antiga W/Brasil. São os profissionais retratados no livro em quem a criatividade corre nas veias e cuja sensibilidade criativa merecem ser conhecidas e espelhadas.

Por outro lado, uma história que me chamou a atenção em especial foi a de Elói D´Ávila de Oliveira, criador da agência de turismo e emissora de bilhetes aéreos Flytour. Perdeu a mãe cedo, passou boa parte da infância nas ruas, pra lá e pra cá, sem rumo, sozinho, e ainda assim, com uma garra invejável, persistente, supera a tudo, e vence na vida. É o tipo de destino cujo sujeito tinha tudo para se tornar um bandido, um marginal, contudo, é o argumento vivo de que o caráter está na alma. Admirável.

Conhecermos histórias de outras pessoas nos ajuda a ampliar a visão de mundo e também, nosso horizonte de atuação. No caso das histórias relatadas neste livro, me mostraram que quase nunca damos tudo que podemos e ainda assim, preferimos parar e reclamar, do que continuar firme no caminho escolhido. Enfim, uma ótima dica de leitura.

***

Eu escrevi uma série de textos abordando esta visão sobre a grandeza de algumas pessoas e o quanto essa grandeza gera consequências de riqueza para elas. Clique e veja.

Comprar livro Para Ser Grande

Escolha a livraria de sua preferência: -> Folha -> Travessa -> Cultura -> Saraiva

Para Ser Grande

Para Ser Grande