Desejo de Status

Desejo de status

Resenha divulgada

Alain de Botton tornou-se conhecido em todo o mundo como um dos expoentes da “nova filosofia”, uma tendência seguida por um número cada vez maior de pensadores contemporâneos que tentam aproximar do grande público idéias filosóficas antes restritas a um pequeno círculo de intelectuais. Por trás desse movimento, está a certeza de que a filosofia pode ajudar as pessoas a viverem melhor e a lidarem de forma mais consciente com seus problemas comuns.

Nesse sentido, o livro Desejo de Status é um dos mais contundentes e importantes livros da carreira de Alain de Botton, pois tem um alcance muito mais amplo do que suas obras anteriores. Aqui não encontramos críticas pontuais nem breves sugestões de como aproveitar a vida, mas uma argumentação bem estruturada que identifica e ataca os pilares fundamentais das sociedades atuais, criadoras de multidões de pessoas infelizes, decepcionadas consigo mesmas e com a posição social que ocupam.

Como o título indica, o ponto central do livro é o conceito do desejo de status, uma preocupação tão perniciosa que é capaz de destruir grande parte das nossas vidas. O autor afirma serem cinco as causas criadoras desse desejo de subir a qualquer custo na hierarquia social: a falta de amor, o esnobismo dos outros, as expectativas demasiado elevadas que temos, a estrutura meritocrática da sociedade e a dependência de fatores externos para a conquista do sucesso profissional.

Depois de analisar cada um desses fatores, revelando sua origem histórica e suas terríveis conseqüências – principalmente para aqueles que não estão no cume da pirâmide social, Alain de Botton mostra que, felizmente, existem remédios para atenuar esse mal: A filosofia, a arte, a política, a boemia e o cristianismo. Se corretamente empregados, podem se tornar armas importantes contra as frustrações decorrentes do desejo de status.

Seguindo a milenar tradição de Epicuro, para quem qualquer argumentação filosófica que não tenha como preocupação fundamental abordar terapeuticamente o sofrimento humano é inútil, Alain de Botton usa toda sua erudição para enfrentar uma das principais angústias do homem de hoje. Sem oferecer soluções simples e miraculosas, ele procura compreender a questão em toda a sua complexidade, relativizando o valor do sucesso e mostrando que a vida é muito mais do que ser financeiramente bem-sucedido.

  • Autor: ALAIN DE BOTTON
  • ISBN: 8532518699
  • Número de páginas: 304

Palestra de Alain de Botton sobre Status no TED

O vídeo abaixo mostra o autor resumindo muito melhor do que qualquer um o conteúdo do livro citado acima:

Escolha a legenda em português logo ao lado do botão play (View Subtitles)

Comprar livro Desejo de Status

Escolha a livraria de sua preferência: -> Saraiva -> Folha -> Travessa

Desejo de Status

Desejo de status