A Insustentável Leveza Do Ser

A Insustentável Leveza Do Ser

Resenha divulgada

Lançado em 1982, este romance foi logo traduzido para mais de trinta línguas e editado em inúmeros países. Hoje,  tantos anos depois de sua publicação, o livro A Insustentável Leveza do Ser ocupa um lugar próprio na história das literaturas universais, o que lhe dá um interesse sempre renovado.

Quatro personagens protagonizam essa história: Tereza e Tomas, Sabina e Franz. Por força de suas escolhas ou por interferência do acaso, cada um deles experimenta, à sua maneira, o peso insustentável que baliza a vida, esse permanente exercício de reconhecer a opressão e de tentar amenizá-la.

  • Editora: Companhia de Bolso
  • Autor: MILAN KUNDERA
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2008
  • Número de páginas: 312
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Bolso

Minha opinião sobre o livro A Insustentável Leveza do Ser

Eis uma história requintada, de enredo sofisticado, onde o autor Milan Kundera desfilou com toda sua sensibilidade e arguta observação sobre a realidade política – e possivelmente pessoal – que viveu.

No livro A insustentável leveza do ser, a vida erótico-amorosa de dois casais segue paralela a um momento histórico politicamente opressivo e à reflexão sobre a condição humana como um mistério que resiste à solução.

 

Não é um livro água com açúcar com aquela finalização padrão “…e foram felizes para sempre” com os quais alimentamos nossas ilusões de que a vida é bela. Muito ao contrário, a todo momento durante a leitura você vai se deparar com as questões existenciais fundamentais da condição humana. É um livro com certo caráter filosófico e eu diria também… pessimista!

As várias e inconstantes sutilezas da existência humana são observadas através da admirável percepção do autor, que analisa especialmente os momentos pesados da vida, quando o fardo se torna muitas vezes insustentável, e somos de uma forma ou de outra obrigados a carregá-lo, sem um motivo razoável para tal.

Em A insustentável leveza do ser, Milan Kundera não vai te iludir, não vai dizer o que você quer ouvir, vai sim, te ajudar a enxergar a vida com mais lucidez descrevendo com incrível sobriedade os aspectos ora idílicos, ora sombrios da vida.

Veja também um trecho do livro A insustentável leveza do ser que me chamou especial atenção (clique e leia).

Comprar livro A insustentável leveza do ser

Escolha a livraria de sua preferência: -> Cultura -> Saraiva -> Folha

A Insustentável Leveza Do Ser

A Insustentável Leveza Do Ser