Devo dizer que sou fã de frases bíblicas e da Bíblia de forma geral, tanto pelo seu aspecto cultural, nos trazendo com riqueza de detalhes toda a bela e sensual trajetória do povo Hebreu, como por seu aspecto espiritual em que nos disponibiliza um compêndio espiritual e psicológico profundo e envolvente. Há verdades muito profundas ali. E eu vivo citando-as por aqui :)

Porém, sabemos que, historicamente, a Bíblia constituiu-se como uma colcha de retalhos ao juntarem um livro daqui, outros dali e outros de acolá, e assim muitas asneiras permaneceram ditas por entre suas páginas sem merecerem estar ali, principalmente no Antigo Testamento. Por essas e outras questiono quem assume a Bíblia como verdade absoluta. Não é! Ela é humana  demais para servir de balizamento moral. Como mostram as contradições citadas abaixo:

Divulgue as boas novas – Marcos 16:15
“15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”
Não jogue pérolas aos porcos – Mateus 7:6
“6 Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.”

Proibição do assassinato – Êxodo 20:13
“13 Não matarás”
Deus manda matar – Números 31:7
“7 E pelejaram contra os midianitas, como o Senhor ordenara a Moisés: e mataram a todo o varão”
Deus manda apedrejar – Deuteronômio 21:18-21
“18 – Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedeça à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e que, embora o castiguem, não lhes dê ouvidos,
19 – seu pai e sua mãe, pegando nele, o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;
20 – e dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é contumaz e rebelde; não dá ouvidos à nossa voz; é comilão e beberrão.
21 – Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; assim exterminarás o mal do meio de ti; e todo o Israel, ouvindo isso, temerá.

Proibição do roubo – Êxodo 20:15
“15 Não furtarás”
Deus manda roubar – Êxodo 3:21-22
“21 E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios,
22 Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda vasos de prata, e vasos de ouro, e vestids, os quais poreis sobre vossos fislhos e sobre vossas filhas; e despojareis ao Egito”

Proibição da mentira – Êxodo 20:16
“16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”
Deus permite a mentira – I Reis 22:22
“22 E disse ele: Eu sairei e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevaleerás; sai, e faze assim”

Você tem que julgar – Levítico 19:15
“15 Não fareis injustiça no juízo: não aceitarás o pobre, nem respeitarás o grande; com justiça julgarás o teu próximo”
Não julgue ninguém – Mateus 7:1
“1 Não julgueis, para que não sejais julgados”

Deus jamais se arrepende – I Samuel 15:29
“29 E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende: porquanto não é um homem para que se arrependa”
Deus se arrepende – Gênese 6:6 – Êxodo 32:14 – I Samuel 15:11 – I Samuel 15:35 – Jonas 3:10
“Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração”
“Então o Senhor arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo”
“Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não executou as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor”
“E nunca mais viu Samuel a Saul até ao dia da sua morte; porque Samuel teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de que pusera a Saul rei sobre Israel”
“E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho: e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez”

Enfim, aí estão algumas das muitas contradições bíblicas. Por mais que o cristão possa não gostar de um tema como este, deve saber que as contradições existem. Entre a cegueira e a lucidez, creio que Deus prefiriria que fiquemos com a segunda opção. Mas não é por isso que devemos ignorar a Bíblia, como muitos céticos costumam alardar. Eu não a ignoro e estou sempre folheando-a em busca das muitas preciosidades espirituais que ela nos traz, pois ela mesma nos mostra como devemos encarar o seu conteúdo e, por consequência, a vida:

Examinai tudo. Retende o bem
I Tessalonicenses 5:21