Clique aqui para imprimir

Silêncio, gente!

Enviado em 2013-01-27 15:51:44

Publiquei o comentário abaixo no Facebook, no fim da manhã de domingo, a respeito da tragédia de Santa Maria:
Espero pelo dia em que, diante de tragédias estarrecedoras como esta, as pessoas prefiram ficar em silêncio e se abster de despejar no universo, físico e virtual, suas insanidades interiores, maquiadas de verdades superiores.

De um lado vejo tragédia, e do outro, o ridículo.

De um lado, jovens mortos estupidamente, e do outro, mais estupidez em forma de discussões, julgamentos e filosofias rasas.

Numa hora dessas, ninguém tem razão.

E o mais razoável, é silenciar.

No fim do dia, percorrendo a timeline do twitter, vi que não estava sozinho com esse pensamento:
Formular sua opinião, mas não publicá-la, vale o dobro de pontos neste domingo.
Ana Carolina Moreno (‏@anarina)

Impressionante a quantidade de besteira já pipocando na internet sobre a tragédia. as pessoas não conseguem só ler e ouvir, e se manter em um silêncio chocado e consternado?
Alex Castro (@alexcastrolll - perfil removido)

Os camponeses da aldeia digital erguem sempre suas tochas e foices antes de qualquer julgamento final.
Fabio Rex (@FabioRex)

Em respeito ao sentimento dos familiares, seria prudente evitar tuítes com tantos detalhes e palpites furados.. Vejo coisas. Desnecessário.
Monique Prada (@MoniquePrada)

***

Apenas esclarecendo que não se está criticando quem manifestou seu pesar, pois também o senti, e, sem palavras, o máximo que consegui foi compartilhar a mensagem do Carpinejar. Me incomoda sim, essa compulsão que muitos têm de falar em horas impróprias, quando o mais sensato, me parece, é calar.

***

A internet abriu espaço para todos falarem o que quiserem.

Aqui a liberdade de expressão atingiu seu auge.

Pena que junto a esta liberdade, não tenha sido dado também, às pessoas, ter o que dizer, ou noção do que está dizendo, ou do momento certo para falar.

***

Se me foi possível aprender algo desta tragédia de ontem, foi que uma parte considerável da população, da mídia e da internet desconhece completamente os significados das palavras respeito e empatia.

Ao mesmo tempo que me serviu de indicador sobre quem levar a sério daqui pra frente.

***

Um ponto de vista sensato sobre tudo isso:

A TRAGÉDIA EM SANTA MARIA (RS) E A FALÊNCIA MORAL DE TODOS OS DIAS


Mais de 230 mortos numa tragédia que poderia ter ocorrido em qualquer lugar deste país e vitimado pessoas que quaisquer um de nós conhecemos, talvez nós mesmos, e ainda temos de testemunhar a disseminada incapacidade — quiçá patológica — de se colocar no lugar do outro, de partilhar da dor do outro; a empatia prejudicada pelo fanatismo religioso, de um lado, ou, do outro, pela imbecilidade enviesada de alguns que se acham o suprassumo da subversão, da mentalidade contestatória do “status quo”.

Enquanto corpos são contados e parentes e amigos perdem o chão, sem futuro certo, diante de jovens sem presente algum, vários crentes de todo o país celebram nas redes sociais, do alto de sua ignorância e intolerância, o suposto castigo de Deus àqueles jovens metidos no que consideravam um “antro de pecado e devassidão”.

Enquanto corpos são contados e choram os que restam vivos, idiotas que se julgam transgressores e politicamente incorretos — justamente porque nunca entenderam o que sempre quis dizer ser uma coisa e outra, histórica e filosoficamente falando — disseminam também pelas redes sociais suas piadinhas de “humor negro” nada originais, totalmente descabidas, insensíveis, insensatas... mas que encontram eco, anuência e cumplicidade em tantos outros internautas que acham o máximo compartilhar a prova de sua boçalidade.

A cada dia que passa, meu pessimismo aumenta. Minha descrença nas pessoas. Sobretudo, em certos indivíduos desta nação de imbecis tomados de uma analgesia moral congênita ou cultural.

Camilo Gomes Jr.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/bom-senso/silencio-gente/