Clique aqui para imprimir

Livro Elementos de Semiótica aplicados ao Design - Opinião

Enviado em 2009-05-10 00:01:32

Elementos de Semiótica aplicados ao Design Elementos de Semiótica aplicados ao Design


Bom, neste caso isso aqui não é uma resenha. É uma opinião sincera, apenas.

Por descuido, ao comprar não observei o número de páginas. Ao recebê-lo em casa, fiquei um pouco frustrado. Eu sei lá, imaginava pela capa e pela aura passada pelo título "Elementos de Semiótica aplicados ao Design" um baita livro com imagens de criações gráficas ou produtos profundamente analisados sob o viés da semiótica. Mas não, na verdade não passa de um livretinho de 80 e poucas páginas cujo conteúdo, totalmente teórico, se restringe a 67 páginas.



Este livro se destina basicamente para quem não tem nenhuma noção de semiótica e pretende entender como ela se faz presente no processo de comunicação, muito presente no meio do design. Particularmente, isso eu já conhecia superficialmente desde a época da faculdade. O que procurava e me enganei era uma complementação, um aprofundamento "prático" dos conceitos da semiótica a produtos presentes em nosso cotidiano como por exemplo uma televisão, uma bicicleta, um carro, cartazes, etc, o que definitivamente não encontrei. Imaginava algo meio ao estilo João Gomes Filho, com dezenas de imagens exemplificando os conceitos.

Se você quer entender melhor o que é essa tal de semiótica e fazer o seu trabalho para a faculdade, esse livrinho basta. Mas se quer aprofundar seu conhecimento, ele pouco contribuirá, não passando apenas de uma clara e objetiva introdução. Numa coisa ele é excelente: A extensa bibliografia. Através dela você terá um ótimo direcionamento em seus estudos sobre semiótica.

Observação importante: Não discuto aqui a competência da autora, discuto o conteúdo do livro, cujo título me fez acreditar que seria uma obra repleta de exemplos práticos de como identificar os elementos da semiótica em produtos comuns.

Comprar livro Elementos de Semiótica aplicados ao Design"


Elementos de Semiótica aplicados ao Design Elementos de Semiótica aplicados ao Design

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/livro-elementos-de-semiotica-aplicados-ao-design-opiniao/