Clique aqui para imprimir

Livro Faça Fortuna com Ações

Enviado em 2009-05-07 00:10:45

Faça Fortuna com Ações Faça Fortuna com Ações

Resenha


No livro Faça Fortuna com Ações, o jornalista e investidor Décio Bazin mostra como trilhar com segurança os caminhos da Bolsa de Valores. E oferece um roteiro simples e claro de como operar com lucro.

Opinião sobre o livro - Faça Fortuna com Ações


Gostei muito da leitura deste livro. O autor, Décio Bazin foi um jornalista que escreveu para a Gazeta Mercantil durante a década de 80 e possuía um profundo conhecimento do mercado financeiro, tendo "vivido" os primórdios da Bolsa de Valores no Brasil.



Se você investe com base na Análise Fundamentalista, ou mesmo trabalhando com base na análise técnica, este livro lhe proporcionará uma visão única do que foi o início do mercado financeiro no Brasil. Vale muito a pena não só pelo método de investimento "bem essencial" que Bazin nos passa durante o livro, como para nós compreendermos o quanto a Bolsa de Valores avançou nestes últimos anos e o quanto pode avançar ainda.

Ressalto este aspecto não só por tê-lo encontrado com gosto durante minha leitura (gosto de conhecer a história das coisas), como pelo fato de tendemos a ver as coisas de um modo que nos leva a pensar que tudo sempre foi do jeito que é. Mas as coisas foram muito piores para o mercado de ações brasileiro nas últimas décadas do século passado devido a grande vulnerabilidade a fraudes e manipulações. Esta década em que vivemos e estamos aprendendo a investir nada mais é do que um florescer do mercado financeiro, agora moderno e melhor regulado. O que não evita fraudes, é bem verdade, mas nos dá mais confiança para investirmos nosso dinheiro de forma moderna e eficiente, na Bolsa de Valores, mediante o conhecimento adequado.

O livro Faça Fortuna com Ações é indicado, como citei acima, aos fundamentalistas ou a qualquer investidor ou especulador que preza por conhecer o início do mercado de capitais, de forma que terá uma cultura ampliada em relação ao segmento em que atua. Friso que é indicado aos fundamentalistas porque também nele Décio Bazin nos transmite uma forma simplificada de administrarmos nosso dinheiro na Bolsa, que é dando atenção aos dividendos que as empresas distribuem aos acionistas, fazendo deles uma fonte de renda constante.

Hoje esta idéia é bem difundida e os dividendos são um dos indicadores mais importantes para quem investe na bolsa. Mas vale a pena a leitura caso você queira se aprofundar seu conhecimento sobre investimentos através das palavras convincentes de alguém que sofreu fortes perdas mas recuperou-se e se deu bem na Bolsa. Fez isso seguindo sua própria filosofia de investimento, descoberta aos poucos, enquanto vivenciava o dia a dia do Mercado, atuando como jornalista financeiro e investidor.

Bazin criticava muito os analistas técnicos, por ele chamados de "tecnômanos". Me abstenho de concordar ou discordar. Em primeiro lugar porque ele vivenciou uma época em que tudo isso estava surgindo no Brasil. Mal imaginava ele que atualmente teríamos nossos próprios gráficos na tela dos computadores em casa. Em segundo porque ele tinha razoável sucesso seguindo sua própria filosofia de investimento, que era preponderantemente fundamentalista. Então porque ir atrás de triângulos, flâmulas, overboughts e oversolds??? Em terceiro, porque definitivamente, sou um iniciante e estou tentando aplicar meus conhecimentos de análise técnica adquiridos nestes dois livros, aqui e aqui. Se dá pra ganhar dinheiro efetivamente comprando e vendendo a curto prazo com base nos gráficos e indicadores técnicos, somente poderei dizer daqui alguns anos. E mesmo assim eu posso não conseguir mas outros podem. Além de que, evidentemente, se eu tivesse grande capital, não o exporia à especulação. Compraria ações de empresas pagadoras de bons dividendos e ia viver minha vida, pois há coisas mais interessantes para se fazer do que ficar grudado em gráficos a maior parte do tempo.

Sumário do Livro - Faça Fortuna com Ações


Livro I

Parte 1 - Introdução
Certa manhã, no outono de 1992
Cap. I - Eu, operador sem malícia
Cap. II - Crises e Crashes

Parte 2 - A ação e o preço
Cap. I - A empresa e a ação
Cap. II - Quanto vale a empresa
Cap. III - Quanto vale a ação
Cap. IV - O preço justo

Parte 3 - Por que investir em ações?
Cap. I - Dividendos, a única motivação
Cap. II - Acionista minoritário, esse indolente
Cap. II - O dinheiro que circula
Cap. IV - Os riscos do mercado acionário

Parte 4 - Fórmulas para investir
Cap. I - Um clube fechado
Cap. II - Lucros no mercado à vista
Cap. IV - Especulações modernas

Parte 5 - O investidor vai desaparecer
Cap. I - A invasão estrangeira
Cap. II - Crashes necessários

Livro II

Parte 1 - O mercado
Cap. I - Mercado e a Bolsa
Cap. II - Estágio para manicômio
Cap. III - Balaio de escorpiões
Cap. IV - Tecnomania, essa praga

Parte 2 - Cinco personagens
Cap. I - Os personagens do Mercado
Cap. II - Manipulador, o maestro
Cap. III - O especulador e seu vício
Cap. IV - Especulador novato, essa figura lamentável
Cap. V - A alta hierarquia dos Institucionais
Cap. VI - Investidor Pessoa Física, figura olímpica

Parte 3 - Os que atrapalham o mercado
Cap. I - Um território neutro
Cap. II - As culpas da Imprensa
Cap. III - As culpas do Governo
Cap. IV - As culpas da CVM
Cap. V - As culpas da Bolsa

Parte 4 - Apêndice
Cap. I - Mercado de Opções. O que é? Como é?
Cap. II - Lucros com opções

Comprar o Livro Faça Fortuna com Ações


Faça Fortuna com Ações Faça Fortuna com Ações

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/resenha-critica-do-livro-faca-fortuna-com-acoes/