Clique aqui para imprimir

Mau humor: Inteligência ou senso de inadequação?

Enviado em 2012-08-12 22:16:42

Mau humor Mau humor


Há um tempo encontrei a imagem acima no Facebook. É uma crítica às imagenzinhas fofinhas que rodam por lá com frasezinhas bonitinhas publicadas e compartilhadas por quem quer passar um ar de inteligente ou consciente.

Sim, é um tanto engraçado e inteligente.

Mas eu achei meio demais, sabe...

Automaticamente comecei a imaginar como deve ser a vida do sujeito que a criou. E principalmente, de quem adorou a imagem. Gente inteligente? De gosto apurado? Sei não...

Gente pra quem nada nunca tá bom. Pra quem a existência deve ser um fardo difícil de suportar, porque desaprendeu (ou nunca soube) encontrar graça nas coisas, ou que só vê graça no desencanto de seu pessimismo corrosivo.

Se a vida é chata, ser chato não ajuda em nada.

Ora, eu também sou muito chato pra muitas coisas. Poucas coisas me agradam nesse mundo. Ficar sozinho é uma delas dado que não é fácil pra mentes complicadas conviverem com mentes satisfeitas. Não por uma presunçosa superioridade, e sim porque simplesmente não bate, as prioridades e interesses diferem sobremaneira.

Mesmo assim entendo que pra se sobreviver nesse mundo, precisamos aceitar a medianez geral reinante. Precisamos aprender a conviver minimamente com visões de mundo limitadas. Como comentei, poucas coisas me agradam nesse mundo, mas juro que faço uma forcinha pra entrar na onda dos outros. Não é difícil uns e outros me aparecerem com coisinhas bobinhas, luxinhos, frescurinhas, e eu entrar na conversa como se gostasse dessas coisas.

Essa postura pode ser vista como dissimulação. Ou pode ser vista como uma postura generosa de quem se importa (um pouco) com os sentimentos alheios. Já joguei muita areia em sonhos e alegrias alheias, principalmente de pessoas que amo, só pra ser autêntico e hoje percebo bem como fui estúpido.

Temos que ser meio bobinhos, aprender a se entreter com coisas simples, bregas, cafonas, popularescas, repetitivas...

Sempre digo que a vida é uma ilusão e feliz daquele que pode e consegue se iludir.

O que não parece o caso do autor da imagem acima.
Saborear uma ilusão vale todas as desilusões do mundo.
Pedro Chagas Freitas

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/inteligencia/mau-humor-inteligencia-ou-senso-de-inadequacao/