Clique aqui para imprimir

Livro O Espírito do Dinheiro - Resenha / Resumo

Enviado em 2009-04-20 15:00:39

O Espírito do Dinheiro O Espírito do Dinheiro

Resenha divulgada


É uma leitura fácil, agradável e fundamental para entender a relação de cada pessoa com o dinheiro. Júlio Sampaio partiu de suas próprias experiências e observações cuidadosas do cotidiano das pessoas de seu circulo de relacionamentos, proporcionando ensinamentos simples, mas claros sobre gestão financeira individual e familiar.

Minha opinião sobre o livro - O Espírito do Dinheiro


Este livro nos passa uma visão holística da nossa relação com o dinheiro, não se atendo somente ao lado prático da nossa lida diária com o mesmo. Fala também do modo como o "invisível" influencia nossa vida financeira, partindo do raciocínio que antes somos nós que influenciamos o "mundo invisível" através dos nossos pensamentos e sensações. Muito do que encontrei no livro, já tive noções em algumas leituras de livros da Seicho-no-ie, porém de forma generalizada. No entanto, o enfoque deste livro está totalmente voltado para a espiritualidade como causa principal da nossa boa ou má "saúde" financeira, sendo bem direto e objetivo quanto a esse aspecto.



O autor fala sobre os "créditos espirituais" bem como dos "débitos espirituais" aos quais estamos sujeitos. Esses débitos ou créditos espirituais variam de acordo com nossas ações diárias. Ações positivas e construtivas, motivadas por pensamentos de mesmo tom, nos geram créditos espirituais. Da mesma forma, ações negativas de nossa parte, motivadas por pensamentos também negativos, nos geram débitos espirituais.

Embora esses créditos ou débitos não possam ser aritmeticamente medidos, são eles, segundo o autor, os motivadores daqueles fatos inesperados, chamados de sorte, nos quais ganhamos quantias razoáveis de dinheiro ou somos parte de fatos que nos levam a conseguir maiores ganhos em nossas atividades. E também são os débitos espirituais geradores dos fatos em nossa vida que nos tiram dinheiro de forma inesperada, tais como acidentes, doenças e outros infortúnios.

Alguns pontos do livro O Espírito do Dinheiro tratam bem na prática das ações que podemos tomar para melhorarmos nosso estado espiritual para conseguirmos os créditos espirituais, tais como o networking, como lidar com o desemprego, como cuidar de seu marketing pessoal. Também nesse enfoque prático são tratados temas como o orçamento, a poupança e as metas de vida.

Por outro lado, também esses aspectos de nossa vida financeira são tratados, junto a outros aspectos, sob o ponto de vista holístico, tentando esclarecer os motivos e razões espirituais para mantermos de terminados hábitos, como o das doações, por exemplo. Neste ponto, especificamente, o autor nos incita a fazermos nossas doações criteriosamente a projetos e instituições que promovam de fato, o progresso da humanidade, e não a manutenção de parte dela em condições desfavoráveis à evolução individual.

A filosofia do livro O Espírito do Dinheiro se baseia preponderantemente nos pensamentos de Mokiti Okada, pensador oriental conhecido mundialmente, segundo o autor. Confesso minha ignorância quanto à esse pensador no meio filosófico ou motivacional, muito embora suas idéias, bem explanadas pelo autor do livro, Júlio Sampaio , sejam de fato interessantes e avançadas, o que se constata ao longo da leitura.

Sumário do livro - O Espírito do Dinheiro


Introdução
Parte 1 - Ganho do Dinheiro e Espiritualidade
Os dias de hoje, a crise e a atitude de cada um; Ser rico; A ação do invisível sobre o dinheiro; Ganhar dinheiro (somando débitos ou créditos espirituais); Tipos de heranças; Receber o que é devido

Parte 2 - Trabalho e Espiritualidade
A natureza do trabalho e a origem do dinheiro; A missão do trabalho; Trabalho x emprego; Desenvolver a espiritualidade por meio do trablaho; Relacionar-se com pessoas e networking; Desemprego - fase de transição profissional; Busca de trabalho - plano de ação; Executando o plano de ação; O marketing pessoal

Parte 3 - Uso do Dinheiro e Espiritualidade
O sentimento em relação ao dinheiro; Usar o dinheiro - como gerar créditos espirituais; Gastos bem aplicados - presente e futuro; O apego ao dinheiro; A "ordem" no trato do dinheiro; Dívidas proativas, dívidas de consumo e dívidas passivas; Doação bem aplicadas; Poupança e investimento; Metas concretas; O poder do 1%; O casal renda única; Perdas inesperadas; Aumentar a renda da família; A força da credibilidade.

Parte 4 - Orçamento Pessoal e o Aspecto Ordem
Os três cenários de um orçamento; Fazer o seu orçamento; Lidar com as dívidas anteriores; Enfrentar o primeiro mês; Fazer o balanço patrimonial.

Parte 5 - Os sinais e ossonhos
Ficar atento aos sinais; Cultivar os sonhos.

Mokiti Okada
Anexo: Entrevista (com o autor)
Referências

Comprar livro O Espírito do Dinheiro


O Espírito do Dinheiro O Espírito do Dinheiro

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/resenha-critica-livro-o-espirito-do-dinheiro/