Clique aqui para imprimir

O Tao de Warren Buffett

Enviado em 2009-01-12 22:00:52

O Tao de Warren Buffett

Resenha


Wall Street é o único lugar para onde as pessoas vão de Rolls-Royce pedir conselhos a quem pega metrô.

O autor desta frase é Warren Buffett. Melhor pedir conselhos a ele. Toda a sabedoria que tornou esse americano de 70 e poucos anos em um dos homens mais ricos do mundo está condensada nas 125 máximas reunidas e comentadas neste livro. O grande mago dos investimentos - que em 2006, ao doar US$ 32 bilhões para a fundação beneficente de Bill Gates, tornou-se o maior filantropo da história - expõe com humor e simplicidade sua filosofia como investidor, administrador de empresas, cidadão e pai de família.

Lendo o livro O Tao de Warren Buffett, descobrimos que ganhar muito dinheiro pode ser simples. Ser feliz também. Êxito profissional e êxito pessoal se combinam com perfeição no luminoso caminho de sucesso de Warren Buffet.

Minha opinião sobre o livro O Tao de Warren Buffett


Warren Buffett, você já deve saber, é um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna de mais de 62 bilhões de reais até a metade de 2008. Hoje, em fins de crise, certamente ainda tem muitos bilhões em sua fortuna pessoal.



Por ser uma figura acessível, vários já foram os livros escritos a respeito de seu modo de vida e de investir. Se você já leu algum outro livro sobre Warren Buffett, talvez este livro, O Tao de Warren Buffett não acrescente muita coisa, afinal, é mesma pessoa com os mesmos ensinamentos.

Porém se você nunca leu nada sobre este grande investidor, este livrinho é perfeito. Sempre digo que gosto de livros finos e objetivos (a não ser quando há um bom motivo para mais de 200 páginas num livro, o que raramente há). Este livro de 160 páginas é objetivo e dividido em lições, todas partindo de alguma citação ou pensamento de Warren Buffett. Por isso pode também ser consultado aleatóriamente sempre que estiver a fim de relembrar os valiosos ensinamentos do homem mais rico do mundo.

As lições e pensamentos de Buffett realmente surpreendem por sua simplicidade e sagacidade. São opiniões que você não encontra a toda hora e muitas vezes, várias de suas opiniões são divulgadas ao contrário por jornalistas e analistas financeiros.

Concluo que caso você não tenha nenhum conhecimento sobre Warren Buffett, este livrinho é ideal para você, por ser de leitura rápida, objetiva e muito esclarecedora, além de ser um livrinho baratinho. Comprei a dois meses por 17 reais e hoje já está a venda por cerca de 12,90.

Sumário do livro O Tao de Warren Buffett


Introdução
Ficar e permanecer rico
Empresas
Os mentores de Warren
Educação
O local de trabalho
Analistas, consultores, corretores: tolices a evitar
Por que não diversificar
Disciplina, prudência e paciência
Cuidado com a insensatez da ganância
Quando vender, quando sair
Erros a evitar
Seu círculo de competência
O preço que você paga
O valor econômico de longo prazo é o segredo para explorar a insensatez de curto prazo do mercado de ações
Agradecimentos
Sobre o livro
Sobre os autores

Comprar o Livro O Tao de Warren Buffett


O Tao de Warren Buffett

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/o-tao-de-warren-buffett/