Clique aqui para imprimir

Livro O Mundo de Sofia - Resenha / Resumo

Enviado em 2009-07-15 21:15:57

O Mundo De Sofia O Mundo De Sofia

Resenha divulgada


Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.

O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistou milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. No livro O Mundo de Sofia, de capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos - ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo muito surpreendente.

Prêmio Monteiro Lobato "A Melhor Tradução/Jovem" pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 1995

Minha opinião sobre o livro O Mundo de Sofia


Aqui está um livro excelente, que deveria ser leitura obrigatória para todos os estudantes. O Mundo de Sofia é leve, interessante, prende o leitor, a despeito de suas 560 páginas. No entanto é preciso frisar que o assunto é FILOSOFIA, então se você não é lá muito dado a assimilar esse tipo de conhecimento, certamente o livro lhe parecerá chato. Por outro lado, se você é curioso e gosta de aprender sobre a origem das coisas - nesse caso, a origem do pensamento ocidental - então essa é uma ótima opção para se iniciar no mundo da filosofia.



Com níveis bem dosados de simplicidade e profundidade, o livro Mundo de Sofia intercala uma trama intrigante com lições muito ricas sobre as diferentes épocas da filosofia ocidental, dos pré-socráticos aos pós-modernos. Ao longo da trama os maiores filósofos ocidentais são descritos e suas idéias explanadas, de forma leve e fácil de assimilar.

O final surpreende com umas "viagens" do autor, mas é bem autêntico, envolvente e questionador, ficando com aquele gostinho de quero mais. Algo que é raro quando se tenta romancear algo que é por natureza analítico e desprovido de emoções.

De qualquer forma, O Mundo de Sofia é um livro indicado para adolescentes ou pessoas que nunca tiveram um contato com filosofia e querem iniciar esse contato de forma descompromissada, mas enriquecedora. Para quem tem conhecimentos avançados em filosofia, talvez não acrescente nada, valendo a leitura apenas para saber do que se trata, podendo indicar um bom começo de estudos em filosofia aos jovens.

Comprar livro O Mundo de Sofia


O Mundo De Sofia O Mundo De Sofia

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/resenha-e-critica-do-livro-o-mundo-de-sofia/