Clique aqui para imprimir

Livro A Viagem de Théo - Resenha / Resumo

Enviado em 2009-08-15 22:08:04

A Viagem De Théo A Viagem De Théo

Resenha divulgada


Por que milhões de pessoas acreditam em Deus? Por que tanta gente sente vontade de ter uma vivência espiritual qualquer? Por que não somos todos ateus? De perguntas assim surgiu o livro A viagem de Théo, um romance sobre as religiões mais praticadas no mundo: catolicismo, judaísmo, budismo, protestantismo e islamismo, entre outras.

Os fundamentos históricos e espirituais de cada religião, suas transformações ao longo do tempo, as lutas contra a intolerância, a construção das figuras divinas, as regras da fé, o sentido dos ritos, as formas coletivas de exercício da espiritualidade - jovens e adultos encontram neste livro um patrimônio pessoal para a vida toda.



Com um conhecimento profundo do tema, um admirável equilíbrio intelectual e uma viva imaginação narrativa, Catherine Clément nos faz viajar na companhia de Théo e Marthe - ele, um adolescente que vive enfiado nos livros e sofre de uma doença grave; ela, uma mulher cosmopolita que esbanja vitalidade. Juntos eles vão aos principais centros sagrados do mundo (a Bahia é um deles) e, enquanto visitam os templos e participam das festas rituais, oferecem ao leitor a certeza de que as religiões são uma das maiores aventuras que a humanidade já pôde sonhar.

Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 1998, categoria tradução/jovem

Minha opinião sobre o livro A Viagem de Théo


O romance das religiões - esta é a temática deste livro. Théo, um adolescente, e sua tia Marthe viajam o mundo no intento de conhecer as peculiaridades das religiões mais praticadas em cada canto do mundo. É um romance repleto de descobertas interessantes. Nos faz viajar junto. Eu indicaria esta leitura para os iniciantes no assunto. Quem pouco conhece sobre religiões e quer dar os primeiros passos encontrará neste livro uma infinidade de informações muito bem entrelaçadas com a história dos dois personagens principais e vai gostar muito da leitura.

Se você já é um conhecedor do básico do que são as principais religiões do mundo, pouco será acrescentado, já que a história dos personagens do livro é até comovente, mas o livro em si é desprovido de maiores aprodundamentos. Mas para quem procura um livro interessante e rico, o livro A Viagem de Théo contribuirá e muito para quem queira iniciar seus conhecimentos sobre o assunto.

Eu li A Viagem de Théo logo após a leitura do livro O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder, o que constituiu uma ótima sequência. Recomendo!

Comprar livro A Viagem De Théo


A Viagem De Théo A Viagem De Théo

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/resenha-e-critica-do-livro-a-viagem-de-theo/