Clique aqui para imprimir

Sobreviva na Bolsa de Valores

Enviado em 2009-03-30 21:00:02

Sobreviva na Bolsa de Valores

Resenha


Com uma linguagem clara, objetiva e sem os jargões típicos dos livros de finanças e investimentos, Bastter traz ao leitor um guia completo e recheado de dicas para quem deseja investir e conhecer melhor a bolsa de valores, suas particularidades e suas oportunidades. Com o mesmo ritmo de Investindo em opções, o livro Sobreviva na Bolsa de Valores é diferente de tudo o que você já leu sobre o assunto.

Comentário sobre o que tenho aprendido sobre o mercado de ações


A bolsa de valores, definitivamente, é um mundo à parte em relação ao mundo real e físico. Tenho constatado isso com a minha dificuldade em compreendê-la em seu todo. Ações são a ponta do iceberg. Além delas há opções, mini-contratos, índices futuros, termo, títulos públicos, debêntures e para você ter noção, alguns desses termos que eu citei podem ser a mesma coisa e nem sei ao certo.

Outro fato que me confunde é que para tentar compreender um pouco melhor o mundo da renda variável, tenho recorrido a vários livros. Mas eles não convergem. Cada autor tem seu próprio ponto de vista, muito provavelmente de acordo com suas experiências positivas ou negativas, e tenta passar ao leitor como se fosse o melhor caminho.

O livro que melhor me esclareceu e orientou quanto a essa diversidade de opiniões e estratégias de ação possíveis na bolsa de valores foi o livro Segredos de Investimento de Warren Buffett e George Soros. E sua mensagem principal, que muito me ajudou, foi a de que cada investidor pode chegar ao sucesso, independente da estratégia adotada, desde que seja operando através de seu próprio sistema, criado de acordo com sua personalidade e habilidades. Resumindo, aprenda o que puder, aprenda bem, faça do seu jeito, do jeito que você sabe fazer bem, seja longo ou curto prazo, seja fundamentalista ou técnico, e se desenvolva ao longo dos anos, e suas chances serão boas, independente da estratégia.

Opinião sobre o livro - Sobreviva na Bolsa de Valores


Quanto ao livro do Bastter, é o livro perfeito para o investidor pessoa física que está iniciando, tem pouca ou nenhuma noção sobre bolsa de valores e principalmente, é o tipo de investidor que não quer se aprofundar muito nos métodos de se operar na bolsa.



O livro Sobreviva na Bolsa de Valores é para o sujeito que não tem tempo, nem paciência para ficar estudando profundamente relatórios de empresas nem ficar analisando gráficos técnicos, de forma que possa levar sua vida do jeito que sempre levou, mas aplicando seu dinheiro de forma mais eficiente do que na poupança.

Embora Bastter discorra bastante que quem quiser alcançar o topo deve sempre aprender, e estudar, eu percebi que a estratégia que norteia o livro, chamado Buy-and-hold, seguramente tido como rentável no longo prazo, é exposto ao leitor justamente por ser o método digamos - mais simples. Resumindo, a sugestão é de se comprar ações sempre que for possível, reinvestir os rendimentos e investir o dinheiro que vai sobrando comprando mais das mesmas ações e por fim, "remunerar" sua carteira fixa através das opções.

Porém a minha opinião é que as opções são complexas demais ao público que mal tem noção sobre ações. Se assimilar o conceito de operação com ações já não é lá muito fácil - com seus altos e baixos - tentar entender o que são opções não é para um primeiro momento.

Dois pontos que vale ressaltar são as orientações "para a vida" que todos devem incorporar antes de "querer" entrar na bolsa, como se livrar do consumismo típico de classe média e mudar nossos conceitos de aposentadoria. E outra parte muito interessante é a análise do risco e do capital, traçada de forma muito sensata, sendo apontada como o verdadeiro diferencial entre os vencedores e perdedores, independente da estratégia e métodos adotados.

Um conceito transmitido, que me pareceu perigoso, foi o "compre blue chips porque são mais seguras". Sou a prova de que isso é uma tendência, mas não uma verdade constante. Minhas primeiras duas compras, mais por ansiedade do que por qualquer outra coisa, foram as ações da Aracruz e da Klabin, ambas presentes no ibovespa, mas que assumiram dívidas bilionárias devido à crise, e despencaram logo após minha compra. Assim que passou dos 10% vendi, e não me arrependi, porque ambas caíram muito mais que isso, e continuam sendo blue-chips. Hoje, comprando ações de uma empresa mid-cap, recuperei o capital. Pode ser um caso isolado de sorte, embora acredite que não. Isto porque optei pela compra após análise do relatório anual de 2008, onde fechou o ano com lucro, apesar da crise. Também analisei o P/L, P/VP, DY entre outros índices e todos favoráveis, mesmo após o fechamento do ano passado. MInha opinião é de que, em vez de se basear em rótulos, é fundamental estudar a empresa na qual você depositará sua confiança e dinheiro. A análise fundamentalista é citada no livro, mas não com a ênfase que me parece que mereceria.

Concluo dizendo que não existe êxito sem comprometimento. As coisas podem até fluir na sua vida de acordo com suas habilidades e disposição emocional para assumir resonsabilidades. Mas GANHAR DINHEIRO FÁCIL não existe. Sugiro que só entre na bolsa se estiver disposto a se comprometer. Largar dinheiro lá achando que ele vai se multiplicar por conta é irreal. Se você não gosta de números, cálculos, planilhas ou gráficos, nem entre na bolsa. Vá na sua agência bancária e invista num fundo de ações. Dessa forma haverá um administrador do fundo que cuidará dessas coisas por você e lhe cobrará uma taxa justa de 2 ou 4 % anualmente.

Por outro lado, se você tem cabeça para números e cálculos, eu acredito que se você se comprometer a estudar e aprender TUDO que for possível em relação à Bolsa de Valores, suas chances de êxito, estas sim, se multiplicam. E neste caso, este livro é o começo perfeito, desde que seu estudo continue, conhecendo outras estratégias de investimento, praticando com pouco dinheiro, até encontrar A SUA estratégia. Uma última observação sobre este livro que vale a pena ser feita é a ÓTIMA DIAGRAMAÇÃO do mesmo, presente em todos os livros da coleção Expo Money. É lamentável que mesmo hoje em dia, as editoras ainda optem por ignorar este rico recurso por questões de custo. Dá gosto de ler um livro bem diagramado. Você sente o capricho em cada página.

Sumário do livro - Sobreviva na Bolsa de Valores


Antes de entrar na Bolsa de Valores
- Organize-se financeiramente
- Mudanças de Hábitos para acumular capital
- Investimentos
- Aposentadoria é hoje

Introdução à Bolsa de Valores
- Renda variável
- Bolsa de valores
- Operações em bolsa
- O Novo Mercado da Bovespa
- O controle da Bolsa de Valores

Ações: Vire sócio de grandes empresas
- Ações
- Dividendos e outros tipos de proventos
- Montando a carteira de ações

Opções: Opere pequenas partes do mundo
- O básico das opções
- Fatores que influenciam o preço das opções
- Volatilidade
- Precificação de opções e Black and Scholes
- As gregas
- Operando com opções
- Situações especiais com opções

Outras modalidades de investimentos em renda variável
- Mercado futuro
- Mercado a termo
- Títulos públicos
- Debêntures
- Fundos de ações
- Clubes de investimentos
- Investimentos em moeda estrangeira
- Outros

Buy and Hold e remuneração de carteira de ações
- Buy and Hold
- Remuneração de carteira de ações
- Resumo

Análise e controle de risco
- Introdução ao risco
- Gerenciamento do capital
- Controle do risco
- Fatores de risco

Guia Prático para entrar e sobreviver na Bolsa de Valores
- Medidas na vida pessoal
- Fases de aprendizado
- Corretoras
- Início da carteira de ações
- Remuneração
- Taxas e juros compostos
- Imposto de renda
- Contabilidade e acompanhamento

Um papo informal sobre a realidade
- A segurança do incerto... ou não
- Previsões são ótimas em programas de televisão
- Nunca foi entre você e os outros
- O papagaio e a bolsa
- A bolsa não paga contas
- Termos patetas e coisas proibidas na bolsa

Lista de abreviações
Glossário
Bibliografia

Comprar o livro - Sobreviva na Bolsa de Valores


Sobreviva na Bolsa de Valores

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/resenha-e-critica-do-livro-sobreviva-na-bolsa-de-valores/