Clique aqui para imprimir

Tempus Fugit – Ou como mal aproveitar o seu tempo

Enviado em 2009-03-30 14:17:15

Você já observou que cada profissional traz recomendações na sua área, de modo que se fossemos seguir todas as recomendações de todos os profissionais e especialistas que aparecem aqui e ali na mídia, todas as 24 horas do dia não seriam suficientes para cuidarmos suficientemente de nós e de nossa vida.

Lembro que quando era criança, nos primeiros anos do colégio, as orientadoras nos ensinavam a escovar os dentes três vezes ao dia por cinco minutos cada. Você consegue ficar sovando sua boca com aquela escova por CINCO MINUTOS? A sensação é a de que o tempo pára naquele momento. Tem que estar muito comprometido com sua saúde bucal, não é?

E as caminhadas de 1 hora ao menos 3 vezes por semana? Poucos são os que tem disciplina suficiente para tal. Eu consigo fazer uma BOA caminhada uma vez por mês ;)

E as recomendações dos nutricionistas? Haja paciência para seguir uma dieta tim-tim por tim-tim. Não dá, ninguém que eu tenha conhecido ou ouvido falar segue alguma dieta religiosamente. A não ser quando está a perigo de morte, e olhe lá. Ontem mesmo assisti em algum telejornal, meio de relance, a nutricionista dizer que é ERRADÍSSIMO colocar os ovos nas portas da geladeira, por causa da temperatura, e isso e aquilo. Espera aí, quer dizer que a sociedade está vivendo esse tempo todo de forma perigosa? Sim porque desde eu me conheço por gente entendo que o lugar dos ovos é na parte superior da porta da geladeira. Agora vai saber quantas pessoas morreram mais cedo por causa desta falha dos engenheiros! Quanta bobagem, não? Na falta de assunto, a imprensa inventa moda para deixar o povo mais neurótico com suas manias bobas.

Ainda sobre as recomendações dos nutricionistas, o que você me diz dos 8 copos de água por dia. É difícil acreditar que para termos boa saúde, temos que afogar nosso estômago diariamente.

E o nosso mundo corporativo, cada vez mais competitivo, cada vez mais rápido, cada vez mais avançado, cada vez mais online, cada vez mais isso, cada vez mais aquilo, UFA!

Espera aí, calma! Somos seres humanos, temos um ritmo natural. Ou seguimos esse ritmo natural ou acompanhamos o ritmo cada vez mais rápido em direção ao hospital, ou pior, ao cemitério.

A melhor maneira de não se ter tempo para nada é seguir tudo que os outros dizem que deveríamos estar fazendo. Acreditar cegamente no que se diz é também uma ótima forma de se tornar neurótico. Chega de neuras. Um tempo gasto inutilmente é um tempo não vivido. E sabemos bem que nosso tempo aqui neste lugar é reduzido, e os deuses, espertos, nos deixaram a incerteza da continuidade para que justamente na dúvida, aproveitemos vividamente cada minuto aqui presentes.

Na verdade temos bastante tempo, o suficiente para fazermos tudo. E conseguiremos encontrar mais na medida em que analisarmos tudo que nos mandam fazer com senso crítico e passarmos a eliminar os exageros e as bobagens para as quais damos importância sem termos PENSADO se são realmente válidas, dando prioridade às coisas essenciais.

Tempo para nossos companheiros, para nossa família, filhos e por último e mais importante: Tempo para nós mesmos.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/bom-senso/tempus-fugit-ou-como-mal-aproveitar-o-seu-tempo/