Clique aqui para imprimir

7 dicas para meditar

Enviado em 2011-10-03 12:23:12

Assim como em qualquer atividade que estamos aprendendo, leva algum tempo para desenvolver o hábito e a concentração necessária para crescer em um novo empreendimento. O mesmo acontece com a arte da meditação.

Com a meditação, nós estamos aprendendo a aquietar nosso corpo, desligar do mundo, e recolher nossa mente. Este é um novo exercício, e leva tempo e persistência para formar o hábito.

Aqui vão algumas dicas para a prática da meditação:

1 - Tente meditar na mesma hora, em cada dia. Após acordar pela manhã, ainda descansado, é melhor do que já iniciado seu dia.

2 - Encontre um lugar apropriado e pratique a meditação sempre neste mesmo lugar. Faça do cantinho escolhido um lugar sagrado para você, como um lugar de oração.

3 - Medite quando você estiver bem atento e evite praticar a meditação com o estômago cheio pois isso pode deixá-lo sonolento.

4 - Prepare a atmosféra espiritual do seu ambiente lendo algum trecho da bíblia, cantando alguma canção espiritual, recitando uma oração ou poema. Coloque-se num estado de devoção e reverência a Deus.

5 - Ponha-se num estado de humildade com a consciência de que Deus o(a) abençoará com momentos divinos.

6 - Comece com curtos períodos de meditação e vá aumentando até meia hora, depois para uma hora e se você se mantiver na prática, vá aumentando o período de relaxamento até duas ou mais horas.

7 - Uma vida vivida de forma ética e sensata lhe conduz para inspiradores momentos de meditação.

Mas não esqueça que nesta iniciativa do desenvolvimento das práticas espirituais a orientação de alguém com experiência poderá lhe dar boas orientações e ser de grande valia.

Tradução livre e adaptação de texto encontrado no site sos.org e que foi removido :(

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/espiritualidade/7-dicas-para-meditar/