Clique aqui para imprimir

Investindo em Small Caps

Enviado em 2009-02-21 17:50:11

Investindo em Small Caps

Resenha


Em linguagem acessível, o livro Investindo em Small Caps traz as ferramentas necessárias para o investidor identificar e avaliar um segmento de enorme potencial de valorização na bolsa de valores, as empresas pequenas e médias, conhecidas como Small Caps. O livro apresenta estratégias e define o melhor momento para a compra e venda dessas ações indicando os comportamentos mais adequados durante a trajetória do investimento.

Minha opinião sobre o livro Investindo em Small Caps


Recentemente tenho procurado adquirir (e aprofundar) conhecimentos relacionados ao Mercado de Capitais. Depois de várias leituras a respeito de Educação Financeira, comecei a me aprofundar sobre a negociação de ações na bolsa lendo todo tipo de informação disponível na internet, o que me proporcionou uma noção gradativa e fundamental a respeito do assunto.



Depois que fiz minha primeira operação através do home-broker, percebi que precisava ir muito além do que está disponível na internet. Não basta saber como comprar e vender ações. Senti que era preciso me aprofundar nos métodos de escolha das ações, já que operar com base única e exclusivamente na análise gráfica não nos dá a confiança necessária para sabermos o que estamos fazendo. Portanto, após ampla procura por algum livro, encontrei o de Anderson Lueders - Investindo em Small Caps.

O livro Investindo em Small Caps é super abrangente e não deixa escapar nada. Lueders traça um panorama geral sobre o mercado, as empresas, os índices fundamentalistas e as n possibilidades e consequências de cada um, as estratégias e comportamentos indicados ao investidor. É voltado às pequenas e médias empresas da bolsa, chamadas de SMALLCAPS e que oferecem, segundo Lueders, grandes oportunidades para quem souber trabalhar com elas. Apesar disso, me trouxe grande compreensão da bolsa de valores como um todo. Após a conclusão da leitura percebi que o livro faz muito bem o que diz o seu slogan: "Um roteiro completo para se tornar um investidor de sucesso".

Porém como leitor leigo fiquei confuso com "tanta coisa" e não soube nem por onde começar. Exemplos práticos e detalhados, para aprender a analisar e pesar os índices fundamentalistas em relação às empresas são só três, no finzinho do livro. São ótimos exemplos e com isso senti falta de outros. Mas melhor do que exemplos prontos é você ir operando pequenos valores, aos poucos, e ir consultando o livro simultaneamente. A prática é insubstituível em qualquer aprendizado.

Para quem conhece os processos administrativos e tem alguma noção de contabilidade, partirá com facilidade dos conceitos passados por Lueders e terá facilidade para comparar as empresas e suas respectivas ações. Como não tenho, comecei a compreender alguma coisa depois que li um mini-curso de análise fundamentalista no site da Lopes Filho (a página foi removida) onde consegui entender de forma simplificada e direta muitos dos conceitos e índices tratados pelo autor. Com isto voltei ao livro e alguns conceitos se esclareceram. Acredito que essa dica é muito válida para quem estiver em situação semelhante, ou seja, se não sabe bem o que é uma receita líquida, valor patrimonial, balanço financeiro, etc. O leigo precisa se comprometer em dobro, senão fica pelo caminho.

Portanto, é um ótimo livro para você "sentir" como pode ser extenso o rol de variáveis com que se lida no mercado acionário, entendendo como umas influenciam e se relacionam com as outras, através das estratégias mais indicadas segundo a análise fundamentalista, para a escolha, manutenção e venda de ações. Verá que existe vida além da análise gráfica, e que a Bolsa de Valores vai muito além das ações da Petrobrás e da Vale. Dada a profundidade com que o autor aborda os temas relacionados ao investimento em ações, se torna um livro para estar sempre a mão, para futuras consultas. Recomento!

Sumário do Livro - Investindo em Small Caps:


cap 1
Contextualização
1.1 Evolução do mercado acionário no Brasil
1.2 A importância da educação financeira
1.3 A separação adequada do capital a ser utilizado
1.4 Análise multimercado da atratividade dos investimentos
1.5 Classificação e cobertura das ações
1.6 O mercado não é eficiente
1.7 Seguir gurus não lhe garantirá o sucesso
1.8 Por que esecolher small caps

cap 2
Indicadores Fundamentalistas
2.1 O uso da avaliação relativa
2.2 Relação Preço - Lucro
2.3 Relação Preço - Valor Patrimoial por Ação
2.4 Relação Dividendo - Preço
2.5 Relação Preço - Faturamento
2.6 Relação Preço - Ebitda

cap 3
Avaliação da Empresa
3.1 Diferença entre preço e valor
3.2 Fontes de informações
3.3 Avaliação de aspectos tangíveis do balanço
3.4 Avaliação de valores intangíveis
3.5 Avaliação conforme as perspectivas futuras
3.6 Reação a resultados

cap 4
Tipos de Empresas
4.1 Empresas de valor - margem de segurança
4.2 Empresas de crescimento
4.3 Empresas em situação especial

cap 5
Riscos dos Investimentos e Estratégia para Minimizá-los
5.1 Risco depende de conhecimento
5.2 Risco - margem de segurança
5.3 A estratégia é individual
5.4 Diversificação
5.5 Estratégias eficientes
5.6 Liquidez da ação

cap 6
Oportunidades e Frequência de Negociação das Ações
6.1 Frequência de negociação das ações
6.2 Momento para a compra das ações
6.3 Análise de manutenção
6.4 Momento par aa venda das ações
6.5 Recompra de ações versus oferta pública inicial

cap 7
Comportamento do Investidor
7.1 A definição dos objetivos
7.2 Comportamentos positivos do investidor
7.3 Comportamentos negativos do investidor

cap 8
Caso Prático: A Carteira Small Caps
8.1 Aspectos gerais da carteira small caps
8.2 Case de empresa de crescimento: Pettenati S.A. Indústria Têxtil
8.3 Case de empresa de valor: Tekno S.A. Indústria e Comércio
8.4 Case de empresa em situação especial: Minupar Participações S.A.

Referências Bibliográficas

Comprar Investindo em Small Caps


Investindo em Small Caps

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/investindo-em-small-caps-livro/