Clique aqui para imprimir

Ideologia, NÃO QUERO uma para viver

Enviado em 2008-09-12 23:46:22

Eu não sei, eu posso estar errado, mas tenho um ponto de vista, digamos - generalista - da vida. Uns preferem interpretar o mundo segundo pontos de vista religiosos, outros preferem interpretar o mundo sob o ponto de vista político, e outros ainda, sob o ponto de vista científico. Estes últimos alegam que só a ciência é válida na medida em que pode repetir experimentalmente o objeto de suas teses, enquanto que os primeiros não alegam nada, a não ser que estão certos. Mas desconfio que não há nenhum caminho 100% iluminador. A ciência de fato melhorou nossa qualidade de vida e a religião continua nos reconfortando e consolando naquilo que a ciência ainda não chegou a conclusões satisfatórias. Isso mesmo, a ciência não explica tudo, e acredito que nunca explicará. E as religiões, superstições, etc continuarão aí atendendo os nichos.

Y tu?


Particularmente, acredito que tudo tem alguma razão de ser. Acredito no complemento entre a ciência e a espiritualidade, mas um pouco além da mera questão entre a Teoria da Evolução e o Criacionismo. Até porque na prática, se o mundo se formou em bilhões de anos e somos descendentes dos macacos ou se Deus criou o mundo em 6 dias, descansou no sétimo e nos criou a sua imagem e semelhança, não vai mudar em nada a nossa vida agora. Escolhendo uma ou outra opção, ainda assim teremos inevitavelmente que pular da cama todos os dias, trabalhar e conseguir uns trocados para se manter.

Ideologias não mudam os nossos dias necessariamente para melhor. Há que se analisá-las a fundo, para visualizarmos se os efeitos práticos melhorarão de fato o nosso dia a dia, para só assim saber se vale a pena assumir uma postura ideológica e agir em favor de sua expansão e assimilação por parte da sociedade. Grande parte das ideologias existentes não levam a lugar algum. Nada mais são do que resultados estéticos e pouco profundos da insatisfação e rasa criatividade de alguns.

Procuro enxergar e interpretar as coisas por aquilo que podem acrescentar e melhorar minha vida e a dos demais. Ou seja, valorizo o que dá lucro, mesmo que não seja material. Por isso mesmo nunca assumi e hasteei bandeiras. Uma ideologia tende a se aprisionar em seus próprios limites. O pluralismo de idéias e conceitos tendem a se complementar no que têm de melhor.

A ciência e a espiritualidade nesse aspecto são os temas que mais se intercalam e se mesclam em minha mente. Ao ler o livro de Wallace D. Wattles, aquele que inspirou Ronda Byrne a escrever O Segredo, fiquei encucado com a definição por ele atribuída a Deus. Ele fala da "substância amorfa", da substância pensante que TUDO PERMEIA e da qual TUDO É FEITO. Imediatamente liguei esses conceitos ao conceito cristão da onipotência, oniciência e onipresença de Deus. Conceitos inegavelmente semelhantes.

Mas a vida está repleta desses conceitos. A ciência atribui a causa das doenças à matéria, às bactérias e outros microorganismos malvados que por acaso resolvem nos prejudicar. A espiritualidade há tempos atribui essas causas ao modo como o próprio indivíduo conduz a própria vida. Modos inadequados de auto-conduta como uma vida de estresse, má alimentação, maus gostos, desconsideração do próximo e principalmente das nossas necessidades e limites tornam nossos organismos vulneráveis a ataques desses microorganismos e então sim, perecemos. NÃO é por acaso. Se Deus é a justiça absoluta, não permitiria que o acaso nos prejudicasse ou nos beneficiasse aleatoriamente e irracionalmente. Até mesmo Einstein concluiu dizendo "Eu não acredito que Deus jogue aos dados com o universo".

NINGUÉM SABE TUDO, mas ambas, ciência e religião, enriquecem o conhecimento e a vida. A ciência e seu método empírico fala por si só, o que ela conseguiu provar até o momento, está provado e não se pode refutar. Mas principalmente para as questões que envolvem nosso lado HUMANO e subjetivo, as religiões todas nos trazem uma ampla variedade de orientações de conduta, todas mais ou menos apontando um mesmo caminho, o da compaixão e do respeito ao próximo e sobre isso não há o que falar. Acredito que o melhor caminho é utilizarmos o BOM SENSO e tirarmos o melhor que o mundo pode nos oferecer. Quando optamos por um único ponto de vista apaixonadamente acabamos ficando cegos para a grandiosidade e as imensas possibilidades da vida.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/bom-senso/ideologia-nao-quero-uma-para-viver/