Clique aqui para imprimir

Gente carente

Enviado em 2017-01-14 00:53:56

Gente carente


Eu tenho uma dificuldade particular em lidar com três tipos de pessoas:

1 - as folgadas
2 - as convencidas (e exibidas)
3 - as carentes

Desses três tipos de pessoas, o que me desperta mais dificuldade, é o terceiro tipo, de gente carente.

Pelo amor de Deus, que pé no saco é ter que ficar passando a mão na cabeça de gente coitada.

Gente carente de atenção e valorização é o fim da picada.

Porque eles acham que só eles estão f. na vida...

...o que não é verdade.

TODOS têm problemas. Mesmo quem está "por cima", tem problemas maiores e mais difíceis para resolver (na maioria das vezes, para suportar, porque certos problemas são constantes, não têm solução). Quanto maior nossa posição na vida, maior nossa responsabilidade.

E responsabilidade, você sabe, pesa.

Gente carente é o fim da picada, principalmente, porque ao olhar somente para o próprio umbigo, eles não percebem algo muito importante:

Nós também, praticamente todos nós, também somos carentes, e sofremos o diabo com a falta de auto-valorização e com a sensação (ou realidade) de que ninguém se importa com a gente, exceto as pessoas óbvias: mãe, pai, vó, irmão... (o que já é grande coisa, mas não valorizamos)

Nós também sentimos que não valemos nada, e que Deus não está nem aí para nós, e também percebemos DIARIAMENTE a vida demonstrando explicitamente que não merecemos nada de muito melhor do que o pouco que temos.

É duro, é difícil, é devastador, é desmotivador, dá um desânimo, tem hora que a gente nem sabe porque faz tudo que faz, além evidentemente de pôr comida na mesa.

Não há um porquê, não há um propósito, a gente não entende nada.

E às vezes, a gente até chora.

Mas apesar disso tudo, ao contrário daquela gente carente que dá vontade de bater a cabeça dela na parede pra ver se acorda, a gente tem certo orgulho, e MORRE DE VERGONHA de parecer coitado, e bem no fundo, já entendemos que na vida não existem vítimas.

Ninguém deve nada para nós, nem Deus. Essa coisa de direitos quem inventou foram uns idealistas. Ajudou bastante, mas não é o foco da coisa. Direitos humanos é pro miserável que nem dignidade tem.

Dignidade, até o momento, nós temos.

Mas nós queríamos mesmo era dinheiro, muito dinheiro, viajar pra lá e pra cá, comer do bom e do melhor, beber sem horário pra acordar, experimentar a maravilha que pode ser a vida. Queríamos mesmo é sermos amados pelas melhores pessoas que conhecemos, mas que se foram pra longe. O que queremos mesmo, é luxo.

LUXO.

Mas a realidade é outra.

Fora os direitos humanos mais básicos, na verdade, não temos direito a nada além daquilo que construímos para nós.

Se nascemos com nada, e não construímos nada, então não temos direito a nada.

Nem de chorar temos direito.

Mas às vezes, a gente chora.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/vida/gente-carente/